Com janela de espera até o próximo dia 27 de maio, o Arica Chilean Challenge 2012 começou nesta sexta-feira nos tubos pesados de El Gringo, Chile.
Válido como terceira etapa Grand Slam do IBA World Tour, o evento reúne a nata da modalidade em uma das ondas mais temidas do planeta.
Neste primeiro dia de competição, reservado às triagens, o capixaba Hellinton Loureiro foi destaque. Amarelinho, como é conhecido pelos amigos, cravou 14.83 pontos em 20 possíveis e obteve o melhor somatório do dia.
Na quarta bateria da segunda fase, devido ao vento forte, o campeonato foi paralisado. “A estreia sempre traz muito nervosismo. O mar tinha tamanho e entrei concentrado. Fui com garra e consegui escolher boas ondas. Ainda faltam muitos rounds. Preciso continuar focado para passar as baterias”, comenta o atleta, que disputa uma das seis vagas das triagens com mais de 100 competidores.
Já foram para a água, as oito baterias da primeira fase e mais quatro da segunda. Pela frente, restam quatro baterias do round 2, além dos rounds 3, 4, 5, 6, as baterias de quartas-de-final, semifinal e final. Isso somente nas triagens.
A previsão é de quatro dias para que sejam feitas todas as fases das triagens e três ou quatro para o evento principal.
No total, 20 brasileiros participam da triagens, além dos cinco já escalados no evento principal: Uri Valadão, Eder Luciano, Magno Passos, Roberto Bruno e Guilherme Tâmega, atual campeão. Entre os 20 atletas que irão ou já competiram, o niteroiense João Zik merece destaque.
“Minhas expectativas são muito boas. Estou focado, determinado e surfando todo tipo de onda”, diz Zik, que deve entrar na água neste sábado, isso se o vento não detonar a qualidade das ondas.