Como previsto, a ondulação chegou com força neste domingo e a praia de Itacoatiara (RJ) presenteou os melhores atletas do mundo com ondas de 3 a 3,5 metros e condições extremas para o início das competições do evento principal do Itacoatiara Pro 2012 – quarta etapa do IBA World Tour de Bodyboard.
Clique aqui para ver as fotos
No total, cinco brasileiros conseguiram avançar diretamente para o Round 3, com destaque para as vitórias dos campeões mundiais Uri Valadão e Guilherme Tâmega. Além dos dois, os trialistas Lucas Faria e Francirley Ferreira, assim como José Otávio, conseguiram furar a repescagem a agora aguardam seus adversários.
O baiano Uri Valadão foi o melhor brasileiro do dia, somando 14,88 pontos na sétima bateria da primeira fase. Com duas ondas na casa dos 7,00, Uri teve um duro duelo para passar em primeiro lugar.
“Fui abençoado com duas ondas boas. A tática foi não ficar desesperado e esperar por duas ondas boas. Eu sabia que apenas com 7,00 pontos tudo poderia acontecer, pois todos os caras eram muito bons. Estou muito feliz com o resultado”, disse Uri.
O local José Otávio também avançou na bateria com a melhor nota do duelo. Otávio buscava uma nota alta para trocar de posição e conseguiu achar um belo tubo, que rendeu 8,88 pontos e a segunda vaga na bateria. Mitch Rawlins, Austrália, e Magno Passos, Espírito Santo, caíram para a repescagem.
O segundo brasileiro a conquistar uma vitória no primeiro dia de evento principal em Itacotiara foi o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. GT deu um verdadeiro show para o público, achando tubos profundos e boas manobras em suas duas melhores ondas, com total de 14,28 pontos.
“É preciso saber competir em casa e eu aprendi isso com o tempo. É ótimo usar a adrenalina dessa galera a meu favor”, disse Guilherme, que tem uma conexão muito forte com Itacotiara. Em 1992, GT venceu uma etapa do brasileiro no local e depois de 20 anos relembrou os bons momentos vencendo sua bateria.
“Amo essa terra, amo Itacoatiara e amo o Brasil. Acho que as coisas estão indo a meu favor aqui”, finalizou.
Guilherme teve mais um motivo para comemorar nesse domingo. Seu afilhado no bodyboard, Francirley Ferreira, avançou para o round 3. Na última bateria do dia o atleta do Posto 5, Copacabana, cumpriu bem a missão e terminou a oitava bateria em segundo lugar, atrás apenas de Mark McCarthy. Além de Francirley, o jovem local Lucas Faria também avançou e agora só compete na terceira fase.
Na bateria que garantiu Francirley Ferreira na terceira fase, o protagonista do duelo foi o sul-africano Mark McCarthy. Encerrando o primeiro dia de disputas, Mark somou 15,63 pontos em 20 possíveis para deixar para trás a lenda Mike Stewart (Haw) e Sam Bennett (Aus).
“Estou feliz pela decisão de competir hoje. Agora nós temos mais tempo para escolher os melhores dias. Minha baterias foi muito complicada. Tive sorte em achar o tubo e fico feliz com meu desempenho”, disse o sul-africano.
Atual campeão mundial, Pierrre Louis Costes também teve um grande dia. Mesmo competindo fora de casa, Pierre foi ovacionado pela torcida e quase não conseguiu sair da praia depois de sua vitória. Em uma hora bastante complicada do mar, o francês mostrou atitude para somar 13,21 pontos e avançar direto para o Round 3.
“Surfar em beach breaks com ondas grandes sempre é muito complicado e hoje estava muito grande. Fiquei bastante contente com a minha vitória, pois as condições estavam extremas”, disse Pierre.
Além de Pierre e Mark, Ben Player (Aus), Amaury Laverhne (Reu), Alex Uranga (Bas) e Thomas Rigby (Aus) foram os estrangeiros que venceram baterias neste domingo.
O check in nesta segunda-feira está marcado para às 6h30min.
Clique aqui para acompanhar ao vivo.