Itacoatiara Pro

Valadão na vala

0

Uri Valadão arranca segundo melhor somatório no segundo dia de competição. Foto: Tony D’Andrea.

Válido como quarta etapa do IBA World Tour de Bodyboard, o Itacotiara Pro 2012 foi muito bom para os brasileiros nesta segunda-feira.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Em ondas de 1,5 metros e formação perfeita, a direção de prova promoveu o segundo e terceiro round na praia de Itacoatiara, Niterói (RJ). 

 

Sete dos 16 atletas classificados para a quarta fase são do Brasil. Quinto colocado no ranking mundial em 2011, o baiano Uri Valadão obteve 16.51, melhor somatório entre os brasileiros e o segundo maior do dia.

 

“Sabia que para vencer caras como Dave Winchester eu precisaria fazer algo diferente. Consegui achar duas boas ondas para passar mais uma fase. Estou bem feliz e quero ir o mais longe possível. Competir no Brasil sempre é bom. Espero que os brasileiros consigam bons resultados aqui em Itacoatiara”, torce Valadão.

 

Na próxima fase, Uri enfrenta os australianos Andrew Lester e Dave Winchester e o local Dudu Pedra. Andrew, cravou 16.78 e foi o único atleta a superar Uri nesta segunda-feira.

 

“O mar hoje estava muito bom para bodyboard. As ondas estavam perfeitas e eu estou bem feliz por passar minhas baterias”, diz Andrew.

 

Uri e Andrew terão pela frente o local Dudu Pedra. O atleta conhece a onda como ninguém e pode fazer a diferença. O bodyboarder passou duas baterias nesta segunda-feira. Mesmo competindo em casa, Dudu exibiu imenso respeito por seus adversários.

 

“Tive as duas baterias mais complicadas da minha vida e a próxima será ainda mais desafiadora. Os atletas dispensam comentários. Vou seguir bem concentrado. Estou muito entusiasmado e a cada bateria que passo me sinto mais confiante”, ressalta Dudu.

 

Assim como Dudu, José Otávio também está garantido no quarto round. Em uma das baterias mais aguardadas do dia, o local passou pelo brasileiro Guilherme Tâmega e pelo australiano Ryan Hardy. 

 

“A bateria foi bem complicada e eu espero passar na próxima bateria para avançar direto às quartas-de-final. É muito legal competir em casa. Fico feliz por mim, pelo Dudu e pelo Zik. A nova geração de Itacoatiara está bem representada”, comenta José Otávio, referindo-se ao competidor João Zik, que passou duas baterias neste segundo dia de disputas. 

 

Não foram somente os brasileiros que exibiram atitude. As feras estrangeiras também deram muitas alegrias ao público e proporcionaram manobras progressivas e vôos muito altos em Itacoatiara.

 

Mitch Rawlins disputou a repescagem e no terceiro round conseguiu uma ótima onda, que rendeu 9.13 pontos, maior nota do dia. Com 16.08 pontos de 20 possíveis, o campeão da etapa australiana em The Box passou pela terceira fase e classificou-se para o round seguinte.

 

Na última bateria do dia, o sul-africano Jared Houston também exibiu o que é capaz. Ao lado do compatriota Mark McCarthy, o atleta avançou em em primeiro em uma bateria bem disputada.

 

“Dei sorte, pois minha bateria acabou antes da entrada do vento e eu peguei boas ondas. Estava um pouco nervoso. É complicado competir contra um amigo e o brasileiro também era um cara bem duro. Estou feliz com a vitória”, comemora Jared.

 

O check in nesta terça-feira está marcado para às 6:30 horas.

 

Clique aqui para acompanhar ao vivo.