Atual campeão baiano profissional, o ilheense Rudá Carvalho tem realizado um treinamento funcional focado no aumento da força, equilíbrio, resistência e potência.
Radicado em Salvador (BA), o atleta quer melhorar sua condição atlética para conquistar bons resultados nesta temporada.
Rudá divide sua preparação entre as ondas e a academia Complexo B, situada na praia de Stella Maris.
Todo o trabalho é orientado pelo professor Edmundo Dante, sob a coordenação técnica de André Piccoli.
“Todos os dias surfo e vou para academia. Nosso planejamento é focado nas competições e nas condições dos picos onde vou competir”, explica Rudá.
Embora o trabalho esteja no início, os resultados, tanto dentro quanto fora da água já são visíveis.
“A evolução dele é bem clara. Melhorou bastante o equilíbrio, a força e potência”, garante Charles Batalha, preparador físico e dono da academia.
Batalha acompanha de perto os trabalhos realizados com Rudá e explica que a preparação de um atleta de alta performance para o surf é algo novo e desafiador para a os profissionais da academia.
“Alguns fatores também podem ser trabalhados em outras modalidades, mas o que entra em evidencia é a especificidade do esporte. Não estamos habituados com o surf, então o trabalho é de conhecimento mútuo”, destaca Batalha.
Em 2011 o atleta tratou uma lesão no tornozelo no Complexo B. “Tivemos total preocupação para deixá-lo 100%. Fizemos um trabalho direcionado para esta lesão”, explica Charles Batalha.
“A recuperação foi tão boa que consegui voltar para competir o circuito baiano profissional e conquistar o título”, ateste o atleta.