O bairro de Ipanema foi fundado no ano de 1894 como “Villa Ipanema”. Durante a década de 1900, o banho de mar não era muito cultuado, ninguém de família costumava mergulhar.
Foi por volta de 1910 que o hábito de banhar-se na praia popularizou-se, por influência dos franceses em Cote D’Azur. Mas existiam legislaturas normatizando os trajes, principalmente os femininos. Também eram proibidos ruídos e vozeirios, podendo ser sujeito a multas e até prisão de cinco dias.
A praia foi além. Virou símbolo de um território livre, de liberdade. Na década de 70 Ipanema estourou! Com jovens que provaram ao Brasil que era possível adotar outro lifestyle, outras carreiras, outra moda. Viver e não sobreviver.
Foi em 1970 que surgiu a famosa “tanga” inspirada no pequeno traje das índias brasileiras. As primeiras a usar foram as atrizes Leila Diniz e Tânia Scher, em uma peça. Esta tribo a partir de então sempre ditou moda e estilo de vida. É nas areias de Ipanema que se agrupam diversos grupos diferentes. E hoje? O que é a moda em Ipanema?
Por isso e muito mais, peguei minha câmera e fotografei o que hoje vejo ao meu redor. Vejo beleza, saúde, corpos bronzeados junto ao mar. Jovens cariocas, pessoas que chegam de todo o país para esta cidade, gente do mundo inteiro. Tatuagens, altinha, biscoito Globo, Mate Limão, mais altinha, surf, biquínis, cangas, acessórios. Só não entendo tantos guarda-sóis vermelhos para alugar e muitas cadeiras vermelhas também.
Giselle Valeriano veio de Minas Gerais. Agora sempre joga uma altinha na beira da praia. Tem vários biquínis da Farm, um cult carioca. Tatuagens em boa parte do corpo e usa acessórios transadíssimos desfilando pelas areias de Ipanema! Brinco de espora de peixe, brinco de penas, brinquinho de prata de Bhuda, braceletes, pulseiras, anéis, tornozeleira, colar, óculos fazem parte de sua produção ao sabor litorâneo!
Já Mariza Mazzoni, é carioca da gema! Frequenta a praia de Ipanema há uns 30 anos. Achei lindo o seu brinco pintado: o Coqueirão e o Morro dos Dois Irmãos. Olho atrás a mesma paisagem na pintura do brinco e na realidade!
Renatinha veio de Santa Catarina, é locutora de surf, (porque ouvimos tão poucas vozes femininas nos campeonatos?) também aderiu a moda da altinha na beira da praia de Ipanema, que fica tomada de pequenos grupos batendo bola! Usa um biquíni Yoho Rio, uma marca daqui, como o próprio nome diz. Vi na Galeria River.
E agora tem eu também em Ipanema! Encantada! Pesquisando a história, olhando e fotografando ao meu redor! É isso e muito mais o que vejo a galera descolada usando em Ipanema! A seguir, cenas dos próximos capítulos.