Cores do Mar

A barca de Noé

0

Noé Klabin começou a surfar com 10 anos. Hoje, aos 31, ainda surfa, anda de skate, pratica seus esportes bem perto da natureza como também o mountain bike, alpinismo e caminhadas em trilhas.

Noé é formado em Design pela PUC-Rio, é músico e artista plástico. Já participou de diversas exposições, mas sua primeira individual aconteceu este ano na Galeria Vertical no Solar de Botafogo “Vida, Morte e Sons”.

Agora no mês de agosto está com uma exposição na Reserva Mais, que fica ali do lado da clássica Galeria River no Arpoador. Você poderá conferir a “Ulalás e Lalaôs” até final de agosto, cuja temática é lulas e sereias, assim dizia o convite virtual que recebi no Facebook e só isso me impulsionou a ir ver.

Como era esperado, Noé, além de mostrar nove de seus trabalhos plásticos, também tocou e cantou. Um palco foi montado e uma Jam Session rolou com os amigos, como o artista plástico Peu Mello na bateria.
 
Ulalás e Lalaôs mostram trabalhos com sobreposições, colagens, pinturas e esculturas, em um mix de técnicas. Parece um universo mítico próprio do artista, como numa arca de seres exclusivos. Sereia com cabeça de peixe, um homem sentado e em vez de pés, tentáculos… Um polvo com cabeça de homem, outra sereia desta vez com cabeça de boneca! Pop, surreal, contemporâneo, colorido, jovem, onírico!
 
Conheci Noé no ano passado quando expusemos na festa Araka na 00, na Gávea, junto com outros artistas como o coletivo MUDA e seus painéis de azulejos. Nesta expo Noé já apresentava trabalhos em diferentes materiais, como pintura sobre a madeira trazendo um forte referencial masculino.

Seu trabalho de contornos pop e surreais, remete o espectador a um universo quase adolescente, onde coloca questões da formação da identidade que seguem em cada pessoa como assombros por toda a vida, ficcionados à partir de um ponto de vista masculino, o que é natural e esclarece o espelhamento entre o artista e sua obra.
 
Você pode conferir o som de Noé no Soundcloud. Clique aqui para saber mais sobre o trabalho do artista.