Com praia lotada e sol forte em Copacabana, o Rio Bodyboarding International conheceu neste sábado os oito melhores competidores que seguem para as disputas finais do evento de maior premiação da história.
Clique aqui para ver o vídeo do quarto dia
Entre os homens, cinco brasileiros seguem com chances de levantar o troféu. Dois marroquinos e um francês, no entanto, podem estragar a festa brasileira.
Na categoria Feminina, seis brasileiras disputam o título com uma basca e uma porto-riquenha. O último check-in da etapa acontece neste domingo às 7h15min. As finais estão previstas para 11 horas e ao todo serão distribuídos US$ 75 mil em premiação.
O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega carimbou o passaporte para as quartas depois de uma bateria bastante equilibrada, decidida nos instantes finais com o atleta de Rio das Ostras, Israel Eduardo.
“Essa etapa é muito importante para mim. Eu não consigo ver outra pessoa sendo campeã senão eu. É uma questão de honra, de orgulho e satisfação para mim. Estou com a torcida ao meu favor e quero usar isso”, disse Guilherme. “Em termos de satisfação, esse é vento para mim é tão importante quanto ganhar em Pipeline”, resumiu.
Nas quartas-de-final, Guilherme enfrenta um embalado Luis Villar, que passou nesse sábado com o melhor somatório entre os oito competidores que avançaram ao round seguinte. Ao deixar para trás o bicampeão mundial Jeff Hubbard (Haw),
Luis tem agora mais um difícil duelo pela frente.
“Estou bem contente com o meu desempenho. Passei mais uma e agora é enfrentar mais um grande atleta pela frente. Estou focado e com um bom ritmo de competição. Espero continuar me dando bem nas baterias”, falou Luis.
Quem também deu um show à parte foi o campeão mundial em 2008, Uri Valadão. Na última bateria masculina do dia, o atleta baiano despachou o atual campeão mundial, o francês Pierre Louis Costes.
“As condições estavam difíceis, o mar baixou em relação a ontem e tinha que esperar a pedir a Deus para virem boas ondas. Consegui sair na frente, mas ele virou bem perto do fim. Mas mesmo assim não perdi as esperanças. A onda veio, consegui executar três manobras e virei pra cima dele. Esse campeonato é muito importante pra mim e estou muito feliz por avançar”.
Isabela avança a um passo do título mundial Válido como Grand Slam Feminino – status máximo de uma etapa do Tour Mundial – a cearense Isabela Sousa deu um grande passo rumo ao bicampeonato do Circuito ao avançar as quartas-de-final do Rio Bodyboarding International. Apesar de estar próxima de conquistar seu segundo título mundial, Isabela prefere não contar favoritismo antes da hora.
“Não gosto de ficar pensando em que passou em uma bateria e nem torcendo contra ou a favor de ninguém. Quando a minha bateria acaba procuro desligar das demais competidoras que estão disputando o título comigo e já focar na próxima. Amanhã terei uma pedreira pela frente contra Jéssica, uma adversária bem forte. Espero surfar bem nessas condições e passar minha bateria. Tomara que dê tudo certo”, ressaltou Isabela.
A atual campeã mundial, Eunate Aguirre, também está bem no evento e é uma das atletas que ainda segue na briga pelo título mundial. Neste domingo decisivo, a basca terá um duelo complicado pela frente com a capixaba Maira Viana, que vem surfando muito bem na competição.
O Rio Bodyboarding International é válido como quarta etapa Grand Slam do Circuito Mundial Feminino e evento prime do Global Qualyfing Series (GQS), oferecendo 2000 pontos em ambos os rankings.
Clique aqui para acompanhar as finais ao vivo neste domingo direto de Copacabana.
Confira os confrontos do domingo decisivo em Copacabana:
Quartas-de-final Masculino
Benslimane Adnan (Mar) X Yoan Floantin (Fra)
Roberto Bruno (Bra) X Eder Luciano (Bra)
Guilherme Tâmega (Bra) X Luis Villar (Bra)
Brahim Iddouch (Mar) X Uri Valadão (Bra)
Quartas-de-final Feminino
Maylla Venturin (Bra) X Soraia Rocha (Bra)
Isabella Sousa (Bra) X Jessica Becker (Bra)
Eutane Aguirre (Esp) X Maira Vianna (Bra)
Joselane Amorim (Bra) X Luz Marie Grande (Pri)