Hurley Pro

Mineiro é terceiro

0

Adriano de Souza fica em terceiro no Hurley Pro 2012. Foto: © ASP / Rowland.

Kelly Slater completa 50 vitórias no WCT. Foto: © ASP / Kirstin.

O paulista Adriano de Souza foi o terceiro colocado no Hurley Pro 2012, etapa do WCT disputada em Lower Trestles, Califórnia (EUA), vencida pelo norte-americano Kelly Slater pela sexta vez na carreira, chegando ao impressionante número de 50 vitórias na elite mundial.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Clique aqui para ver as fotos de ação

 

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

Clique aqui para ver mais fotos

 

Nesta quinta-feira, em boas ondas de 1 metro, Adriano passou por dois talentos da nova geração – Gabriel Medina e John John Florence – e caiu na semifinal diante do australiano Joel Parkinson.

 

Pela performance, Adriano embolsa US$ 17,5 mil e soma 6500 pontos no ranking do circuito mundial.

 

Depois de barrar o brasileiro, Joel Parkinson caiu diante do norte-americano Kelly Slater na final e perdeu a chance de assumir a liderança do ranking.

 

Derrotado na semi por Slater, o aussie Mick Fanning segue em primeiro no Tour, seguido por Parko (2o), Kelly Slater (3o), John John Florence (4o) e Adriano de Souza, quinto colocado.

 

O Hurley Pro foi reiniciado com as baterias da quinta fase, composta pelos atletas derrotados na fase anterior.

Em duelos muito apertados, o australiano Mick Fanning e o norte-americano Kelly Slater eliminaram o aussie Julian Wilson e o francês Jeremy Flores, respectivamente.

Já o australiano Josh Kerr e o brasileiro Gabriel Medina contrariam as expectativas e não deram muito trabalho aos adversários.

Kerr foi derrotado pelo sul-africano Jordy Smith, enquanto Medina foi facilmente superado no clássico verde-amarelo contra Adriano de Souza.

Mineirinho disparou na liderança com duas ondas excelentes logo nos primeiros minutos de bateria, somando 9.00 e 9.30 nas esquerdas.

O duelo chegou a ser paralisado devido à forte neblina em Trestles. Quando a direção de prova autorizou o reinício da bateria, nada mudou no outside. Poucas ondas vieram e Medina acabou superado com o elástico placar de 18.30 a 9.57 pontos.

Nas quartas, Mick Fanning abriu boa vantagem sobre o compatriota Taj Burrow e chegou a ser ameaçado nos minutos finais, mas levou a melhor por 17.60 a 16.50 pontos.

Em seguida, Kelly Slater fez a mala do aussie Adrian Buchan, totalizando 15.17, contra 11.93 pontos. Na melhor batalha dessa fase, Joel Parkinson somou 9.33 e 7.83 para bater Jordy Smith, autor de 8.87 e 8.17.

O Brasil vibrou muito com a vitória de Adriano de Souza no último confronto. Depois de tirar Gabriel Medina da prova, ele pegou outro badalado talento da nova geração, o havaiano John John Florence.

A disputa teve poucas ondas e John John liderou durante boa parte do tempo com 6.77 e 4.50.

Mineiro, que até então tinha 5.83 na melhor onda, tentou a virada nos minutos finais, mas os juízes deram 5.30 ao atleta.

Com a prioridade nas mãos, Florence caiu em uma bela direita e perdeu a chance de complicar a situação do adversário.

O havaiano ainda conseguiu trocar 4.50 por 4.83 em uma pequena onda, mas o troco fatal veio nos segundos finais, quando Adriano arrepiou de frontside para descolar 6.77 e virar a bateria.

 

##

Joel Parkinson, autor das melhores apresentações em Trestles, fica com o vice. Foto: © ASP / Rowland.

Gabriel Medina perde para Adriano de Souza e termina em nono lugar. Foto: © ASP / Rowland.

Na primeira semifinal, Kelly Slater cresceu de produção ao trocar de prancha e detonou o australiano Mick Fanning, líder do ranking mundial.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Clique aqui para ver as fotos de ação

 

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

 

Clique aqui para ver mais fotos

 

Defensor do título da etapa e com total apoio da torcida em Trestles, Slater botou pressão com 8.10 na primeira onda e disparou na liderança ao arrancar 9.17 dos juízes.

Fanning não conseguiu acompanhar o ritmo do adversário e obteve apenas 2.67 e 6.67 nas duas melhores ondas. Slater ainda deu-se ao luxo de descartar 7.43 no reencontro com Fanning depois da derrota sofrida na final da etapa de Bell’s Beach, Austrália.

 

Na sequência, Adriano de Souza e Joel Parkinson se encontraram pela 11a vez na elite mundial. Com um surf muito polido e bastante valorizado pelos juízes, Parko conseguiu sua oitava vitória sobre o brasileiro.

O aussie teve paciência para aguardar as séries e abriu vantagem com 9.13 em uma longa direita. Em seguida, com uma potente rasgada em uma onda que acabou fechando, recebeu 6.10.

 

Mineiro lutou muito pela reação e conseguiu reagir com 7.60, mas logo atrás veio Parko, novamente trabalhando bem as rasgadas e batidas para receber outro 9.13.

 

Em situação muito complicada, o brasileiro não conseguiu reagir e ainda viu o australiano abandonar a bateria quando faltavam três minutos para o término.

 

A decisão começou com Slater botando pressão em Joel. O norte-americano abriu a batalha com 6.77, viu Parko responder com 5.33, mas ampliou o placar com 7.33.

 

Reclamação Em seguida, a disputa por uma direita deixou Joel Parkinson indignado. Slater remou em uma onda e desistiu de ir. Uma outra onda veio e, quando os juízes anunciaram a troca de prioridade, Parko não tinha mais condições de entrar e ela sobrou para o norte-americano.

 

Kelly descolou outra 7.33 e deixou Parko precisando de 9.33. Em ritmo eletrizante, o norte-americano surfou outra direita e recebeu 7.83, deixando o australiano a 9.83 da vitória.

 

Não demorou muito para Parko arrepiar de frontside e mandar 8.33, passando a buscar 6.83 pontos. Mas, o dia era mesmo de Slater.

 

Com uma nota 8.67, Slater garantiu a taça do Hurley Pro pela sexta vez na carreira. De 2005 para cá, ele só não subiu ao topo do pódio em 2006 e 2009.

 

Empate A decisão do Hurley Pro marca ainda um empate no histórico de baterias entre Slater e Joel na elite mundial. Agora, cada um tem cinco vitórias.

 

Pelo título em Trestles, Slater embolsa US$ 105 mil e sobe para terceiro no ranking, mesmo com uma etapa a menos que os adversários no ranking, já que não foi ao Rio de Janeiro.

 

Resultado do Hurley Pro 2012

 

1 Kelly Slater (EUA)

2 Joel Parkinson (Aus)

3 Mick Fanning (Aus)

3 Adriano de Souza (Bra)

5 John John Florence (Haw)

5 Jordy Smith (Afr)

5 Taj Burrow (Aus)

5 Adrian Buchan (Aus)

9 Julian Wilson (Aus)

9 Jeremy Flores (Fra)

9 Josh Kerr (Aus)

9 Gabriel Medina (Bra)

13 Heitor Alves (Bra)

13 Alejo Muniz (Bra)

25 Miguel Pupo (Bra)

25 Jadson André (Bra)

 

Campeões do Hurley Pro

 

2012 Kelly Slater (EUA)

2011 Kelly Slater (EUA)

2010 Kelly Slater (EUA)

2009 Mick Fanning (Aus)

2008 Kelly Slater (EUA)

2007 Kelly Slater (EUA)

2006 Bede Durbidge (Aus)

2005 Kelly Slater (EUA)

2004 Joel Parkinson (Aus)

2003 Richie Lovett (Aus)

2002 Luke Egan (Aus)

2001 Não aconteceu

2000 Andy Irons (Haw)

 

Leia mais

 

Slater 5.0