Oakley Pro Junior

Italo e Cauê nas oitavas

0

Cauê Wood derrota o campeão mundial de 2009 Maxime Huscenot. Foto: © ASP / Robertson.

Italo Ferreira despacha o aussie Matt Banting. Foto: Hennings / Oakley.

Nikki Van Dijk vence no Feminino e conquista título mundial Pro Junior da ASP. Foto: Hennings / Oakley.

O potiguar Italo Ferreira e o catarinense Cauê Wood foram os brasileiros que se classificaram para as oitavas de final na terceira fase do Oakley ASP World Junior Championships 2012 em Bali.

Clique aqui para ver as fotos

Nesta sexta-feira de ondas de quase 2 metros sem muitos tubos em Keramas, os aéreos arrancaram as maiores notas dos juízes na Indonésia.

Cauê despachou o campeão mundial Pro Junior da ASP em 2009, Maxime Huscenot, da França, na primeira vitória verde-amarela do dia. E Ítalo derrotou o australiano Matt Banting acertando dois aéreos na sua melhor onda.

“O início da bateria foi bem difícil, escolhi ondas erradas, que fecharam, então resolvi vir um pouco mais pro meio da praia e consegui uma nota 7.00 que me deu mais confiança”, conta Italo Ferreira, atual campeão sul-americano Pro Junior da ASP South America.

“Acabei optando em fazer os aéreos, porque vi que os juízes estavam soltando as notas para eles. É uma carta que tenho na manga, então decidi usar e consegui completar dois ali em uma onda que foi decisiva para vencer a bateria”.

A vitória do potiguar criado nas direitas do Pontal de Baía Formosa, um tipo de onda parecido com Keramas, foi conquistada em duas ondas seguidas, que valeram notas 7.40 e 8.00. Italo Ferreira totalizou 15.40 pontos para superar os 13.43 do australiano Matt Banting, que somou duas notas na casa dos 6.00 pontos.

O próximo adversário do campeão sul-americano, que também já faturou o título brasileiro de 2012 e quer o mundial Pro Junior da ASP para fechar o ano, é o português Frederico Morais, na penúltima bateria das oitavas de final.

O catarinense Cauê Wood enfrenta o australiano Cooper Chapman na terceira disputa por vagas nas quartas de final em Bali. Ele mostrou paciência para escolher bem as ondas nas condições irregulares do mar em Keramas e  derrotou o francês Maxime Huscenot usando a força para jogar água pra cima nas suas manobras de frontside.

Como aconteceu com Italo Ferreira, Cauê confirmou a vitória nas duas últimas ondas que surfou, com as notas 6.50 e 5.03 sendo suficientes para ultrapassar os 10.10 pontos do campeão mundial de 2009.

Outros três brasileiros também disputaram a terceira fase na sexta-feira em Bali, mas não conseguiram derrotar os seus adversários. O paulista Deivid Silva não teve qualquer chance contra o havaiano Ezekiel Lau no primeiro duelo do dia, sendo eliminado por 14.50 a 7.77 pontos. Na quarta bateria, o paranaense Peterson Crisanto perdeu o confronto dos recordistas do campeonato para o australiano Wade Carmichael por 17.00 a 13.10 pontos.

O brasileiro estreou no Oakley ASP World Junior Championships com ainda imbatíveis 19.10 pontos de 20 possíveis no sábado em Echo Beach, em Canggu, no outro lado da ilha de Bali. Em Keramas, o australiano foi o recordista da repescagem na quinta-feira com 16.67 pontos e atingiu o maior placar da terceira fase também, com os exatos 17.00 pontos que totalizou contra Peterson Crisanto. Nesta bateria conseguiu sua maior nota, 9.17, que igualmente ficou abaixo do 9.67 e 9.33 que o paranaense computou no primeiro dia.

O único que conseguiu superar essas marcas foi o havaiano Kalani David na 11.a bateria da terceira fase na sexta-feira. Ele conseguiu dois aéreos incríveis em sequência, o primeiro rodando sem as mãos aterrisando no ponto crítico da onda, para arrancar nota 10 de dois dos cinco juízes. A média ficou em 9.83, novo recorde do Oakley ASP World Junior 2012.

Australiana campeã A decisão do título mundial Pro Junior feminino da ASP abriu a sexta-feira que amanheceu com condições clássicas em Keramas, aproveitando as direitas perfeitas com 2 metros sólidos do início do dia.

Apesar do favoritismo da sul-africana Bianca Buitendag, que venceu a última etapa do ASP 6-Star em Portugal e é uma das novidades da elite das top-17 para o WCT do ano que vem, a australiana Nikki Van Dijk pegou as melhores ondas que entraram na bateria para vencer o título mundial Pro Junior de 2012 por 13.24 a 8.93 pontos.

Clique aqui para ver o evento ao vivo.

Oitavas de final Masculino

1 Ezekiel Lau (Haw) x Carlos Muñoz (Cri)
2 Evan Thompson (EUA) x Wade Carmichael (Aus)
3 Cauê Wood (Bra) x Cooper Chapman (Aus)
4 Keanu Asing (Haw) x Andrew Doheny (EUA)
5 Jack Freestone (Aus) x Arashi Kato (Jap)
6 Conner Coffin (EUA) x Kalani David (Haw)
7 Italo Ferreira (Bra) x Frederico Morais (Por)
8 Ramzi Boukhiam (Mar) x Thomas Woods (Aus)

Resultado feminino

1 Nikki Van Dijk (Aus)
2 Bianca Buitendag (Afr)
3 Philippa Anderson (Aus)
3 Quincy Davis (EUA)
5 Leila Hurst (Haw)
5 Alessa Quizon (Haw)
5 Ellie-Jean Coffey (Aus)
5 Mahina Maeda (Haw)
9 Juliana Meneguel (Bra)