Depois do swell que fez Sunset quebrar de gala, tivemos duas outras ondulações de tamanho médio com ventos fracos e ótima direção, o que fez a cabeça de todos. É incrível como no Hawaii todo mundo surfa, toda hora do dia, todo dia da semana, mulheres, homens e crianças com todas as idades e em todos os picos. Todo mundo pega onda aqui!
Clique aqui para ver as fotos
Como sempre acompanho a metereologia, pois na minha profissão de mergulhador é necessário antecipar as ondulações para planejar minhas saídas de mergulho, observei que um tufão que originou-se nas Filipinas e direcionou-se para o Japão como de costume, recurvou e ganhou força com a massa de ar quente estacionada no pacífico Norte, deslocando-se na corrente de ar que vem da Ásia para a América do Norte.
Quando esse fenômeno acontece, grandes tempestades se formam no pacífico Norte. Como o Jet Stream (corrente de ar) estava abaixo da latititude normal para a essa época do ano, acabou trazendo essa grande tempestade próximo as ilhas, o que resultou em um grande swell que registrou ondas de mais 20 pés havaianos (cerca de 6 metros) como foi o caso de Jaws nos dias 9 e 10 de outubro. Em Oahu não foi diferente, no dia 8 à tarde o mar subiu e já podíamos surfar Pimballs com séries de 2,5 a 3 metros.
Como esperado, o dia 9 amanheceu com clima de inverno, ondas de 3 metros em todo o North Shore subiam a cada série. Como Waimea ainda estava acordando, decidi fazer uma sessão em um outer reef entre Waimea Bay e Haleiwa. Por ser um outer reef a remada é longa e não sabia direito o tamanho das ondas mas sabia que iria crescer rápido. Quando cheguei lá trás a primeira onda que vejo é uma massa d’água perfeita quebrando em direção ao canal e o mar totalmente liso devido aos ventos fracos.
Show de surf, ondas de 2 a 3,5 metros com séries demoradas de 4 metros e 10 a 15 caras na água, entre eles os paulistas Marcelão e Daniel Skaf. Todo mundo se deu bem e pegou altas ondas. No final de tarde o mar cresceu e surfamos Waimea Bay com séries de 3 a 5 metros e 15 cabeças no pico, detalhe; todos amigos. Já à noite fiquei sabendo da sessão histórica em Jaws e surgiu a questão, será que estou preparado?
Sabia que o swell iria estar no auge durante a madrugada e diminuiria rápido durante o dia, por isso às 4 horas já estava acordado olhando as bóias que marcavam 15 pés a 17 segundos, sabia que iriam ter bombas de 5 metros.
Outro show em ondas de 12 a 15 pés havaianos e só com amigos e conhecidos na água, sem aquele crowd nervoso do inverno. Na minha primeira onda tive sorte e peguei uma das maiores do dia, uma bomba de 15 pés lisa e perfeita, já na segunda onda vacilei e remei atrasado, como estava com uma Chuck Andrus 11’2” ela imbicou antes de chegar na base.
Que vaca! Rodei com o lip e fui lá pro fundo com o turbilhão me estraçalhando, a única coisa que pude fazer foi segurar meus braços e pernas junto ao corpo como uma bola para evitar deslocamentos, quando a onda resolveu me soltar, percebi que meu wetsuit havia rasgado e estava saindo do meu corpo bloqueando meus braços, tive que tirar a roupa para poder nadar até a superfície. Senti que o colete flutuador ajudou bem na subida. Entrou tanta água na minha cabeça que passei o resto do dia com o nariz escorrendo água salgada. Acabei voltando para o outside e peguei mais uma onda menor mas resolvi sair pois a roupa estava rasgada e meu braço esquerdo machucado. O sorriso estava no rosto!
Waimea Bay é um lugar incrível. Tenho a sorte de morar de frente para a baía e trabalhar como instrutor de mergulho, levando mergulhadores para conhecer o fundo do mar em Waimea e Shark’s Cove. Fazemos passeio de caiaque em Waimea e nadamos com os golfinhos no verão. Corro e faço exercícios na praia pra manter a forma. Tenho uma relação espiritual com esse lugar e espero poder continuar vivendo aqui por muito tempo.
Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional e cinegrafista subaquático. Também é propietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures, empresa de mergulho, surf e ecoturismo no North Shore de Oahu.
A Hawaii Eco Divers oferece serviços de viagem completos, incluindo acomodações, transporte, atividades turisticas e total assistência aos brasileiros que pretendem viajar para o Hawaii. Ela também oferece pacotes de viagem personalizados e tem parceria com a melhores agências de viagem do Brasil.
Foto de capa Gary Miyata / Hawaii Eco Divers
Leia mais