Na tarde de quarta-feira (31/10) foi realizada a coletiva de imprensa O’Neill Coldwater Classic, que contou com a presença do australiano Mick Fanning e do havaiano John John Florence. Kelly Slater e Joel Parkinson também deveriam estar presentes, mas acabaram não comparecendo.
Slater teve problemas com seu vôo devido ao furacão Sandy e só apareceu na praia para assistir a final do trials, vencida por Nat Young.
Parkinson também teve imprevistos e chegou apenas no fim de tarde, mas não perdeu tempo e foi direto para água. Surfando numa sessão ao lado de onde rolava o evento, ele deu um verdadeiro show nas direitas que quebravam no pico.
Vale lembrar que Joel é um dos seis surfistas que já venceu o evento. Além do australiano, que faturou o campeonato em 2000, Miguel Pupo (2011), Matt Wilkinson (2010), Nat Young (2008), Jordy Smith (2007) e Taylor Knox (93) já levantaram o caneco.
Atual número três do mundo e ainda com chances de conquistar seu terceiro mundial, Mick Fanning foi enfático ao dizer quais são suas expectativas para o evento: “Vou com tudo para conquistar essa etapa. Não tive bons resultados na perna européia, por isso tenho que ir bem aqui e em Pipeline, para ter alguma chance. Não surfo em Steamer Lane desde 2000, estou muito empolgado por estar aqui de novo”, disse o aussie.
O havaiano John John Florence chamou a atenção de todos por estar usando uma fantasia em comemoração ao Halloween e comentou sobre as dificuldades que enfrentará no evento.
“Surfar nessa água gelada e com roupa borracha é sempre complicado, porque sou do Hawaii. Além disso, a onda de Steamer Lane é bem difícil, principalmente quando está pequeno e com maré cheia. Nessas condições as baterias com três surfistas será uma verdadeira guerra. Lembrará as disputas do WQS”, explica Florence.
Diretor de prova e bicampeão do O’Neill Cold Water Classic, Chris Callagher, também falou sobre o evento. “Provavelmente começaremos o campeonato nesta quinta-feira. Nossa intenção é colocar as baterias nas melhores condições possíveis. Aqui temos que ficar sempre atento às variações de maré. A previsão para o próximo fim de semana é muito animadora, por isso estamos muito empolgados para a realização do campeonato”, avalia.