Paddle at Peahi

Havaianos e baianos

0

Márcio Freire é conhecido por encarar Jaws na remada desde 2007. Foto: Mike Neal.

Yuri Soledade também é um dos pioneiros na remada em dias cascudos. Foto: Bidu / BillabongXXL.com.

Os big riders baianos Marcio Freire e Yuri Soledade foram anunciados pela Red Bull como alternates (suplentes) para a competição de ondas grandes em Jaws, ilha de Maui, Hawaii.

A organização do evento já havia convidado Danilo Couto para o evento principal e a expectativa do público era de que também fossem chamados os outros integrantes do grupo apelidado de mad dogs (cachorros loucos) pela comunidade de Maui.

 

Conhecidos por revolucionar o surf na remada em Jaws, tornando o pico uma das arenas mais procuradas pelos gladiadores de ondas grandes nas duas últimas temporadas, Couto, Freire e Soledade têm total reconhecimento no arquipélago havaiano, onde residem há muitos anos.

Dois dos principais talentos da nova geração de Maui, Matt Meola e Albee Layer cobram a presença de Marcio Freire no evento principal.

“Marcio Freire é o motivo de todo mundo estar remando hoje. Ele foi um dos primeiros mad dogs ao lado de Yuri Soledade e Danilo Couto, apenas por amor a isso. Eu lembro há quatro anos, no dia de Natal, devia haver no mínimo 20 duplas de tow in lá fora (em Jaws). Marcio era o único remando. Sem colete de flutuação, sem resgate de jet ski. Apenas determinação e ‘bolas’ maiores do que qualquer um. Eu espero que ele entre no evento. Obrigado, Marcio, por encorajar e mudar o esporte para sempre”, exaltou Matt Meola.

Albee Layer também protestou. “Eu irei pessoalmente dar meu lugar se Marcio Freire for o primeiro alternate (suplente) e não entrar no evento. Ele e alguns dos seus amigos como Yuri e Danilo são a razão de estarmos todos lá fora remando atualmente. Ele vem fazendo isso há cinco anos, sem coletes, sem câmeras, apenas feliz e botando pra baixo. Peguei algumas ondas grandes lá fora, mas nada comparado ao seu comprometimento”.

Freire comemorou o convite da Red Bull, mas fez um pedido. “Estou orgulhoso pelo convite para ser alternate no Red Bull Jaws. Só espero ser o alternate número 1 depois de desafiar o pico desde 2007, enquanto todos só apareceram no fim do ano passado”.

 

Leia mais

 

Couto é convidado

 

Mad dogs soltos em Jaws

 

Gladiadores de Jaws

 

Dia histórico em Jaws

 

Psicos na remada

 

Mad dogs baianos

 

Baianos encaram Jaws

 

Márcio Freire esbanja atitude