Mundial de SUP

Leco é o campeão

0

Leco Salazar coloca o Brasil no topo do mundial de SUP. Foto: James Thisted.

O Brasil está no lugar mais alto do mundo no stand up paddle. Numa decisão 100% brasileira, na etapa final do Circuito Mundial de SUP nas Ilhas Virgens Britânicas, o santista Leco Salazar superou o carioca Caio Vaz para sagrar-se o novo número 1 do ranking, o primeiro atleta do país campeão do mundo na modalidade.

Clique aqui para ver as fotos

 

“Cheguei pressionado nessa etapa, sabendo que precisava ganhar para ser campeão, mas deu tudo certo. Estou muito feliz”, comemora Leco.

Vice em 2011, o filho mais velho de Picuruta Salazar, chegou ao evento em segundo lugar, avançou nas baterias e viu seus dois rivais diretos, o norte-americano Sean Poynter (até então líder) e o havaiano Kai Lenny, (bicampeão na categoria), perderem.

 

Na decisão, Leco ficou à frente toda a disputa, fechando a pontuação em 16.50 (9.50 e 7.00) pontos, de 20 possíveis, contra 13.50 de Caio Vaz.

“Eu e o Caio entramos felizes por estarmos surfando a final juntos. Somos grandes amigos. Nos divertimos pegando altas ondas”, vibra Leco, que foi muito regular durante toda a temporada.

Aos 24 anos, Leco se destaca no SUP Wave desde 2010, quando foi campeão brasileiro. No ano passado ficou com o vice mundial. Nesta temporada, foi o segundo colocado na França e na etapa brasileira, em Ubatuba. “Quero agradecer muito ao meu pai, que sempre me apoiou, me ensinou tudo, à minha família, minha namorada, meus patrocinadores. Todos importantes para que eu chegasse até aqui”, comemora o surfista patrocinado por Hawaiian Dreams, Condominium Surfsttore, New Advance, H2O Áudio e Okumura.

O pai também festejou muito a vitória de Leco, acompanhando a definição do título pela internet, em Santos. “Esse título é mais do que merecido. Ele está surfando muito e conquistando cada vez mais o seu espaço. Estou muito orgulhoso, feliz”, afirma o surfista de 52 anos, ícone do surf nacional e nada menos dez vezes campeão brasileiro profissional de longboard.