A Confederação Brasileira de Surf (CBS) reorganizou seu calendário para que o número de eventos do circuito classificatório permita a realização de um descarte para a formação das equipes para o mundial da International Surfing Association (ISA), já que alguns eventos do mundial de 2013 foram antecipados, conforme havia sido comunicado às federações filiadas.
A proposta da CBS é que haja duas etapas válidas em 2013, antes dos mundiais de cada categoria.
Para efeito de seleção dos atletas, contam os dois melhores resultados, considerando-se três pontuações, posição final no ranking de 2012 e os resultados da primeira e da segunda etapa do circuito brasileiro amador de 2013.
A segunda etapa do Circuito Masters vale como seletiva para a formação de equipe e não terá sua data modificada Mundial.
Equipe para o Mundial Master Serão considerados com um descarte, o resultado da colocação final do ranking de 2012, o resultado da primeira etapa, que aconteceu em Fortaleza entre os dias 26 e 27 de janeiro, e o resultado da segunda etapa, prevista para a rolar em Salvador, dias 9 e 10 de março.
Equipe para o World Surfing Games Serão considerados, com um descarte, o resultado da colocação final do ranking de 2012, o resultado da primeira etapa, sediada em Maracaípe nos dias 18 a 20 de janeiro e o resultado da segunda etapa, que inicialmente estava prevista para a Bahia dias 25 e 26 de maio, mas que será antecipada para uma data a ser divulgada.
Para o World Surfing Games teremos dois surfistas convidados na categoria Open e uma surfista convidada na categoria Feminino Open. O ranking determinará os dois primeiros da categoria Open e a primeira da categoria Feminino Open.
Equipe para o Mundial Junior Serão considerados, com um descarte, o resultado da colocação final do ranking de 2012, o resultado da primeira etapa e o resultado da segunda etapa, que será antecipada para uma data a ser divulgada.
Para o Mundial Júnior teremos dois surfistas convidados na categoria Sub 18, dois surfistas convidados na categoria Sub 16, uma surfista convidada na categoria Feminino Open e uma surfista convidada na categoria Feminina Júnior.
O ranking determinará os dois primeiros das categorias Sub 18 e Sub 16 e as primeiras das categorias Feminino Open e Feminino Júnior .