Luciano Sant'anna

Hawaii à primeira vista

0

Luciano Sant’anna em Haleiwa. Foto: Miriam Ujiyo.

Aproveitei minhas férias para visitar pela primeira vez o North Shore havaiano e a Califórnia com a minha esposa Miriam. Aproveitamos para visitar diversas escolas de surf, monumentos, além dos picos mais procurados do mundo do surf.

 

O paraíso existe e fica na ilha de Oahu. Águas cristalinas, peixes de todos os tipos e muitas tartarugas são apenas alguns ingredientes desta ilha que tem ondas para todos os tipos de surf.

 

O surf faz parte da cultura do povo, é possível encontrar de bebês de 1 ano de idade aprendendo a boiar à pessoas de 80 anos de idade surfando.

 

Fomos até a região de Makaha, onde conhecemos o Uncle Buffalo, um dos locais havaiano mais antigo, uma lenda viva.

 

Ficamos em lugar chamado Waialua Beach, na casa que alugamos de Diego Santos, um local de Ubatuba (SP) que já mora há um bom tempo no arquipélago.

 

Também pudemos desfrutar da companhia do ex-surfista professional Mauricio Orelhinha, que vive nos Estados Unidos há mais de 20 anos.

 

Tivemos a oportunidade de surfar ondas de até 4 metros nos picos mais famosos de Oahu, como Waimea Bay, Pipeline e Haleiwa, além de encontrarmos diversos amigos do Brasil.

 

O verdadeiro verão sem fim vivemos em uma mar de 2 a 3 metros em um pico chamado Jocko’s, uma esquerda que quebra sobre uma bancada de coral. Perdi uma das quilhas ao raspar no fundo, o que me deu um prejuízo de US$ 50.

 

Seguimos para Califórnia, mais precisamente para Los Angeles, onde conhecemos Santa Monica, Venice Beach e Malibu, onde surfamos uma das direitas mais perfeita do mundo, além do famoso pier de Hungtinton Beach, palco de um dos mais antigos campeonatos de surf do mundo.