Bella Vida

Um filme de Jason Baffa

0

É impossível começar a falar sobre Jason Baffa, sem lembrar que ele é o criador de duas obras seminais do gênero “filmes de surf”: Singlefin Yellow e One California Day, dois documentários que reúnem boas ideias, bons personagens, fotografia caprichada e insights poéticos, formando narrativas inspiradoras.

 

Agora, o produtor e diretor norte-americano está prestes a finalizar a sua trilogia audiovisual de surf independente com uma obra chamada Bella Vita, um documentário focado na cultura surf da Itália, utilizando o resgate das raizes italianas do talentoso surfista australiano Chris Del Moro como fio condutor da história.

 

Nos caminhos percorrido por Baffa, temos um roteiro inspirador de paisagens recheadas de cultura e história no Mar Mediterrâneo, ao qual se unem outros nomes relevantes como Dave Rastovich, os irmãos Coffin e uma safra de expoentes locais, como Leonardo Fioravanti e Alessandro Ponzanelli .

 

Rodado em película 35mm, o longa-metragem entra agora em finalização e Jason lançou esta semana uma campanha de financiamento coletivo no site Kickstarter, para conseguir concluir este processo crucial da obra com a qualidade desejada – e que ela merece.

 

Em entrevista por email, ele contou ao Surf & Cult detalhes desta produção.

 

A ideia Encontrei Chris del Moro por acaso em Bali e trocamos umas ideias sobre a fantástica e ainda pouco conhecida sub-cultura do surf na Itália. Daí, ele falou desta ideia do filme, e me confiou esta história pessoal de sua conexão com a Itália.

 

As ondas na Itália Tem ondas bem divertidas na Itália, mas você tem que ser extremamente paciente e persistente para se dar bem. O potencial para ondas exepcionais está lá, mas pode significar a busca de toda uma vida, pois são tantos fatores envolvidos que precisam se alinhar. Todos os surfistas locais nos apoiaram bastante. Eles queriam mostrar ao mundo como bom pode ser o surf italiano.

 

Desafios e recompensas de filmar em 35mm As câmeras são grandes e pesadas e mover-se pela praia era uma verdadeira empreitada. Mas assim que você assiste a uma tomada aquática em filme de 35mm de Dave Rastovich ou Conner Coffin executando um cutback em super câmera lenta, todas as dificuldades são rapidamente esquecidas. O visual é incrível. A película simplesmente captura o movimento da água de um jeito tão bonito.

 

Financiamento coletivo Eu sinto que o meu público merece uma certa qualidade de produção. Não quero lançar uma porcaria de projeto. Infelizmente, os projetos de filmes de surf não geram muito retorno financeiro. Então, eu sou deixado em um mundo onde sinto que a produção merece um certo orçamento para ser boa, mas que torna difícil conseguir esse dinheiro de volta.

 

Um website como o Kickstarter permite ao público dizer: “Sim, nós gostamos disso! Nós queremos isso!”. Por meio do apoio do público nós conseguimos acessar estes recursos adicionais para fazer as coisas ficarem realmente boas.

 

Se você quiser colaborar com Jason Baffa a finalizar Bella Vita, você tem até o dia 18 de maio para clicar aqui e  contribuir com o projeto. 

 

Para conhecer um pouco mais do trabalho de Luciano Burin, acesse Surfe Cult

 

Foto de Capa Divulgação