Foi aberta oficialmente a temporada de pesca da tainha em todo litoral brasileiro, fonte de renda de muitas famílias e uma tradição no litoral catarinense.
É um período também de alguns conflitos entre surfistas e pescadores, devido à interdição de algumas praias para a prática do esporte.
Em Santa Catarina, a Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) possui um acordo entre os surfistas e os pescadores, que garante a paz e a harmonia entre ambas às partes nesta época de pesca.
Na maioria das praias catarinenses uma placa indica se o local permite a prática de esportes.
“A pesca da tainha é uma tradição no litoral catarinense há muitos anos, assim como o surfe agora é profissão. O sucesso deste acordo é o respeito mútuo” declarou Fred Leite, presidente da Fecasurf.
Uma dica para evitar conflitos é se informar se realmente naquele dia a praia estará fechada para o surf, bem como, todo pescador deve manter o respeito para com os esportistas.
Em Florianópolis, as praias liberadas para a prática de esportes são: Joaquina, Praia Mole, Lagoinha do Leste, Matadeiro, a 500 metros do canto esquerdo da praia da Armação; a 500 metros do canto direito do Morro das Pedras; a 500 metros para a esquerda da estrada de entrada da praia do Moçambique; e nas praias do costão das Aranhas. Moçambique, Santinho e Ingleses não houve acordo e estão fechadas para a prática de esportes.