Uma das mais tradicionais competições de surf para as categorias de base no país, o Hang Loose Surf Attack, tem início nesta terça-feira no Quebra-Mar na praia do José Menino, Santos (SP).
Válido pelo circuito paulista para atletas de até 18 anos, o evento será disputado nas categorias Júnior, Mirim, Iniciante, Estreante e Petit.
Em ação, 147 surfistas de todo o litoral paulista e também de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Marcos Bukão, diretor-técnico do evento e também do Circuito Brasileiro e do ISA World Games, destaca o valor e a influência da competição.
“Não diria só no cenário brasileiro, mas mundial. Se olharmos dentro do WT, a elite mundial, todos os atleta que disputam o Circuito, em algum momento da carreira, passaram pelas etapas do Hang Loose. É uma grande escola, sem dúvida o principal campeonato de base competitiva do Brasil”, afirma Bukão.
Atletas como Adriano de Souza, Alejo Muniz, Gabriel Medina, Miguel Pupo, Filipe Toledo e Raoni Monteiro já conquistaram títulos nesta competição.
“O Hang Loose Surf Attack se tornou parte da formação de atletas que querem voos mais altos. Temos um limite para garotos de outros estados e uma infinidade de pedidos de vagas”, diz o diretor do evento.
Criado em 1988, o Circuito Paulista começou com as categorias Júnior e Mirim e depois foi ganhando corpo até chegar ao formato atual.
Desde 1995 conta com o patrocínio da Hang Loose, sobretudo pelo incentivo do empresário Álfio Lagnado, um entusiasta da modalidade.
“Podemos resumir esse patrocínio em fidelidade e compromisso. Quando um patrocinador entra pela primeira vez, ficamos felizes, quando está há quase 20 anos, deixa de ser uma relação de patrocínio, mas compromisso, verdadeiro amor pelo esporte”, enaltece Marcos Bukão.
O Hang Loose Surf Attack terá quatro etapas. Depois de Santos, a competição acontece no Guarujá (SP), nos dias 17 e 18 de agosto, em São Sebastião (SP), dias 14 e 15 de setembro, e a final em Ubatuba, nos dias 9 e 10 de novembro. “Este ano estamos começando por Santos, com a expectativa de que uma nova geração vai começar a surgir”, fala Silvério.
A etapa tem início às 8 horas com a primeira fase da Júnior, que terá na sequência mais duas disputas, definindo os semifinalistas. Também entram no mar na terça-feira, os atletas da Mirim e da Iniciante.
Na quarta-feira, a competição recomeça nos mesmo horário do dia anterior com a categoria Iniciante. As semifinais serão realizadas das 11 horas às 13h30. Já as finais, está prevista para às 15h10.
O Hang Loose Surf Attack tem os patrocínios de Overboard, Bleat, Hot Water, Central Surf, Super Tubes, Sthill e Surftrip. Copatrocínios de GoPro, Rhyno Foam, Reef, Amazoo Açaí e CT. Divulgação: Revista Fluir. Apoios das prefeituras de Santos, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba, Associação Santista de Surf, Associação de Surf de Guarujá, Associação de Surf de São Sebastião, Associação Ubatuba de Surf, Governo do Estado de São Paulo, com organização da Federação Paulista de Surf.