Numa final acirrada entre dois dos principais talentos da nova geração paulista e definida por menos de meio ponto, a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack não poderia ter um encerramento melhor, nesta quarta-feira (17/7).
Disputada em boas ondas de 1 metro no Quebra-Mar, em Santos, a competição, válida pelo Circuito Paulista das categorias de base, foi marcada por um alto nível técnico, sendo coroada com a decisão da categoria Júnior (até 18 anos), vencida pelo atual campeão paulista, Marcos Corrêa, de Praia Grande.
Na bateria, ele enfrentou um novo fenômeno que vem surgindo, Samuel Pupo (irmão mais novo de Miguel Pupo, filho do experiente Wagner Pupo), de apenas 12 anos e já com quatro títulos estaduais.
O resultado final, 16,40 a 16,00, mostrou o alto nível técnico da disputa. O mesmo Samuel mostrou seu potencial também faturando a categoria iniciante (no máximo 14 anos).
Também comemoraram as vitórias Diego Aguiar, de Ubatuba, na Petit (10 anos para baixo), Kauê Germano, de Guarujá, na Estreante (su b12), e Vitor Mendes, outro talento guarujaense, na Mirim (limite de 16 anos), abrindo caminho para o bicampeonato estadual.
A primeira final no mar foi a Iniciante e Samuel mostrou superioridade. A bateria começou sem muitas ondas, mas ele garantiu uma nota 6.75. Depois, conseguiu um oito dos juízes, mantendo a liderança isolada. “Ganhar a primeira etapa do Hang Loose é muito bom. É um campeonato de alto nível e é importante começar na frente”, disse Samuel.
Na Petit, Diego manteve a ponta durante toda a bateria. “O mar estava bem grande, com ondas boas. Isso me ajudou a conseguir boas notas e sair na frente no Hang Loose. Espero seguir bem para conquistar o primeiro título neste campeonato, que é muito importante”, avisou o surfista de 10 anos.
Ainda nessa categoria destaque para a Thainá Hinckel, de Santa Catarina, representando muito bem o surf feminino de base, competindo em igualdade com os meninos, para ficar em quarto lugar.
Na sequência, mais uma final disputada, na Mirim. Vitor Mendes começou na frente, com uma nota cinco e outra 8,8, mas Wesley Dantas, de Ubatuba, logo encostou, fazendo 6,5 e 5,4, para deixar a disputa eletrizante. No fim, faltando 10 segundos, Wesley pegou uma onda precisando de 7,41, mas ficou com 6,5 e com o vice.
“Acho que por ter sido tão difícil vale mais a pena e vou comemorar muito. O campeonato tem um nível muito alto, então já esperava essa dificuldade. Estou muito feliz por sair na frente. Agora espero seguir vencendo para conquistar o bi”, destacou o surfista de 15 anos.
Na decisão da Estreante, Kauê Germano iniciou a bateria na liderança, mantendo a vantagem. Com um 5,7 e um 5,8, Kauê não deu chances para os adversários, que tentaram atrapalhar a festa, mas não conseguiram. “Não sei o que falar. Vou ter que ganhar outras etapas para ser campeão do Circuito, que é muito difícil e importante, mas estou muito feliz já por essa vitória”, festejou o atleta de 11 anos.
Júnior E para ratificar o excelente nível técnico que esse campeonato sempre apresentou desde que foi criado, em 1988 e que tantos atletas revelou, uma final para ficar na história. Na júnior, Marcos Corrêa largou na frente, mas logo em seguida Samuel Pupo, com um aéreo, somou 10 pontos, a nota máxima, e ultrapassou o atual campeão.
Assim, deixou Marcos precisando de 9,01. Mas o atleta de Praia Grande logo conquistou um oito e, em seguida, um 8,40, retomando à liderança faltando poucos segundos para o término da disputa, por apenas quatro décimos. De quebra, ainda descartou uma nota sete.
“O Samuel é muito bom. Desde pequeno ele vem quebrando tudo nas disputas, conquistando vários títulos. Então eu fico muito feliz por poder começar o Hang Loose com uma boa vitória, diante de um adversário tão bom, para sair na frente em busca do bi”, destacou Marcos, de 16 anos.
Ainda na Júnior, Matheus Dutra, uma das principais revelações do surf de Santos, terminou na terceira colocação na etapa, o seu melhor resultado até agora na carreira. “Fiquei feliz por participar de uma final tão forte e representar bem a minha Cidade”, falou o atleta de 17 anos.
Além dele, mais dois santistas subiram aos pódios no Quebra-Mar. Vinicius Parra foi o terceiro na Estreante, mesma colocação de Yuri Beltrão na Petit. “Um dos objetivos da etapa em Santos eram fomentar novos valores da Cidade, que tem muita história no surf brasileiro, com ícones como Picuruta Salazar, Renato Wanderley, Piu Pereira, Jair Oliveira e agora Leco Salazar, e ficamos felizes em ver atletas despontando e aparecendo entre os melhores”, comentou o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério.
Além das baterias no mar, os competidores puderam se divertir com brincadeiras como ping pong e pebolim nas tendas montadas junto ao palanque. No total, o Hang Loose Surf Attack terá quatro etapas. A próxima disputa está marcada para os dias 17 e 18 de agosto, na praia de Pitangueiras, em Guarujá. Depois, 14 e 15 de setembro, na praia da Baleia, em São Sebastião, e a final nos dias 9 e 10 de novembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
O Hang Loose Surf Attack tem os patrocínios de Overboard, Bleat, Hot Water, Central Surf, Super Tubes, Sthill e Surftrip. Copatrocínios de GoPro, Rhyno Foam, Reef, Amazoo Açaí e CT. Divulgação: Revista Fluir; apoios das prefeituras de Santos, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba, Associação Santista de Surf, Associação de Surf de Guarujá, Associação de Surf de São Sebastião, Associação Ubatuba de Surf, Governo do Estado de São Paulo, com organização da Federação Paulista de Surf.
Resultados
Júnior
1 Marcos Corrêa – Praia Grande – 16,40
2 Samuel Pupo – São Sebastião – 16,00
3 Matheus Dutra – Santos – 9,90
4 Nathan Kawani – Peruíbe – 8,25
Mirim
1 Vitor Mendes – Guarujá – 14,15
2 Wesley Dantas – Ubatuba – 13,00
3 Theo Fresia – RJ – 8,00
4 Gabriel Medeiros – Ubatuba – 7,25
Iniciante
1 Samuel Pupo – São Sebastião – 14,75
2 Cauê Germano – São Sebastião – 9,20
3 Anderson Júnior – SC – 9,05
4 Pedro Dib – São Sebastião – 6,85
Estreante
1 Kauê Germano – São Sebastião – 11,50
2 Eduardo Motta – Guarujá – 10,45
3 Vinicius Parra – Santos – 9,15
4 Mateus Lima – Itanhaém – 7,30
Petit
1 Diego Aguiar – Ubatuba – 12,65
2 Caio Costa – São Sebastião – 6,20
3 Yuri Beltrão – Santos – 4,90
4 Tainá Hinckel – SC – 3,85
Cidades
1 São Sebastião
2 Guarujá
3 Ubatuba