Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, alunos da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, criaram uma garrafa especial capaz de retirar a salinidade da água do mar, permitindo seu consumo de maneira segura e saudável.
Clique aqui para ver o vídeo
Batizada de “Puri”, a nova tecnologia – que elimina o sal e outras substâncias inconsumíveis por meio de uma técnica chamada de “osmose inversa” – pode se tornar uma importante ferramenta de ajuda a vítimas de naufrágio e, mais além, uma solução contra a escassez de água potável no mundo.
Os estudantes garantem que a invenção é fácil de ser utilizada. Basta o usuário bombear a água salgada para dentro da câmara de filtragem da garrafa, onde ocorre uma pressurização.
O processo separa a água pura do sal e de outros resíduos instantaneamente, e a envia para um compartimento independente. De acordo com os criadores, a garrafa mágica nasceu com a intenção de garantir água potável a pessoas em situações de risco, envolvidas em acidentes em alto mar, como o ocorrido com o sul-africano Brett Archibald, de 50 anos. Em abril passado ele passou mal durante uma boat trip pelas Ilhas Mentawai, na Indonésia, e caiu no mar. Brett passou 28 horas à deriva, até ser encontrado por outro barco, sedento, desidratado e com a pele queimada por águas-vivas.
Apesar de ser apenas um protótipo, a “Puri” já concorre a um importante prêmio de design e inovação e, assim que começar a ser comercializada, promete se tornar um item indispensável em embarcações ao redor do mundo.