ISA World Championship

Dobradinha brasileira no topo

0

Eder Luciano comemora o bicampeonato na Venezuela. Foto: Divulgação ISA.

Catarinense em ação na Playa Parguito, Ilha Margarita, Venezuela. Foto: Divulgação ISA.

Neymara Carvalho volta vencer depois de 11 anos. Foto: Divulgação ISA.

Eder Luciano e Neymara Carvalho conquistaram o bicampeonato no ISA World Bodyboard Championship (WBC), competição realizada na Playa Parguito, em ilha Margarita, Venezuela. 

 

Com performances seguras nas decisões, ambos conquistaram o segundo título de suas carreiras na principal competição entre nações do esporte. 

 

O catarinense era o atual campeão do evento e defendia seu trono, enquanto Neymara voltou a reinar onze anos depois de seu primeiro título, em Durban, África do Sul.

 

Com um histórico irretocável em Margarita, Eder Luciano chegou à competição com status de favorito e foi confirmando isso durante as baterias. O catarinense já havia vencido no local em três ocasiões – 2011 e 2012 pelo mundial e ano passado no ISA – e este ano não foi diferente. 

 

Com uma estratégia de competição ao lado do conterrâneo Roberto Bruno, do Ceará, Eder arrancou notas 7.67 e 6.83 para garantir o bicampeonato. Além disso, Bruno também surfou com muita consistência e ficou com a prata.

 

“Essa vitória é para lavar a alma. Representar o Brasil e levar o nome do país mais uma vez para o alto do pódio é algo que não tem preço. São os dois títulos mais importantes da minha vida e é emocionante ver a nação brasileira vibrando”, falou Eder, eufórico após o título.

 

Na decisão feminina, Neymara mais uma vez provou que está no auge de sua forma e venceu a bateria do começo ao fim. Em quatro disputas a capixaba venceu todas as vezes que foi pra água e, agora, além do pentacampeonato mundial, pode comemorar o bicampeonato do ISA, onze anos após ter levantado o caneco na África do Sul.

 

“Poder me despedir com uma vitória dessas foi uma oportunidade única. Foi uma despedida com chave de ouro, como sempre sonhei”, comemorou Neymara após sagrar-se bicampeã.

 

Além das conquistas de Neymara e Eder, o Brasil voltou a se destacar e subiu no pódio em mais três ocasiões nessa quarta-feira. O cearense Roberto Bruno fez excelente campanha nas ondas venezuelanas e ficou com a prata na Open Masculino.

 

Já o capixaba Marcyus Thompson também teve um grande desempenho desde as primeiras fases da sub-18 e em sua segunda participação na competição mostrou que o futuro do país está em boas mãos, ao conquistar a medalha de prata.

 

Por fim, a equipe brasileira voltou para água nas disputas da Aloha Cup – competição com quatro atletas de cada país na água se revezando – e o Brasil ficou com a prata, perdendo apenas para os donos da casa. O time brasileiro foi composto por Renato Almeida, Neymara Carvalho, Sergio Luiz e Marcyus Thompson.