Em um domingo que começou chuvoso e terminou com sol na Prainha, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em mais uma maratona de baterias que começou às 8 horas da manhã e só terminou às 15:30 horas, a regularidade e experiência do paranaense Jihad Kohdr falaram mais alto, em ondas de 1 metro em média.
Clique aqui para ver o vídeo das finais
Principalmente na bateria decisiva, quando nos últimos minutos surfou uma boa direita, manobrou forte e conseguiu a liderança, até então nas mãos do paulista Alex Ribeiro.
Sem repetirem as performances de fases anteriores, Léo Neves e Thiago Guimarães não conseguiram embalar. No final, Jihad venceu, com Alex Ribeiro em segundo, Leo Neves em terceiro e Thiago Guimarães em quarto lugar.
“Estou muito feliz por ser campeão na Prainha, onde venho desde pequeno acompanhando o Peterson Rosa nas etapas do Mundial, e tenho certeza que minha ligação com a natureza é muito forte, por ter surfado essas ondas e vencido. Se for campeão brasileiro é porque tinha que acontecer. Minha fé é muito grande. O principal é estar surfando e me divertindo com essa galera”, afirmou Jihad após a conquista.
Na disputa pelo titulo estadual de surf profissional do Rio de Janeiro em 2013, o baiano radicado em Macaé, Alandreson Martins, levou a melhor. A conquista já estava garantida com a classificação às oitavas-definal, mas Alandreson queria mais. “Estou muito contente com o resultado. Atingi meu objetivo, que era a chance de, como campeão estadual, disputar a etapa do WCT. Agora quero mostrar meu surf para conseguir um patrocínio e participar do Circuito Mundial”, afirmou Alandreson.
Já na briga pelo titulo brasileiro, com a presença na etapa dos três principais candidatos, quem se deu melhor foi Jihad Kohdr, que, vencendo, se aproximou do baiano Franklin Serpa, desclassificado nas quartas-de-final, e do pernambucano Halley Batista, que parou nas oitavas.
Ainda esta semana será divulgado o ranking final do Estadual do Rio de Janeiro e a lista atualizada do Circuito Brasileiro, que terá a última etapa entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Santa Catarina.
Alem do show de surf na água, na areia a festa durante o fim de semana foi das ações ambientais, uma marca da Prainha, que tem o selo Bandeira Azul. Além da tenda da secretaria Municipal de Meio Ambiente, aconteceu uma ação de replantio liderada pela Federação de Surf do Rio de Janeiro e pela Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha, com presença de crianças e surfistas.
O Rio Cidade Surf 2013 teve o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e copatrocínio da Sea Cult. A realização foi da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Associação Brasileira de Surf Profissional, Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha, restaurante Italian Box, Guaracamp e Tron.
Resultado última etapa
1 Jihad Kohdr (PR)
2 Alex Ribeiro (SP)
3 Leo Neves (RJ)
4 Thiago Guimarães (SP)
5 Simão Romão (RJ)
5 Flávio Costa (RJ)
7 Ruda Carvalho (BA)
7 Lucas Silveira (RJ)