Wavescheck

Final de semana tem surf

0

Em São Paulo, a ondulação favorece as praias do litoral norte, que devem ter seu melhor momento no final de tarde do domingo.

Enquanto os sufistas do Sudeste estão quase em desespero, com mar flat há vários dias, na região Sul o vento já sopra de sul nesta sexta-feira e uma ondulação de sul ganha força durante a tarde. A previsão para o final de semana promete condições de surf sem nada de especial em relação à formação, mas é sufiente para valer o banho e sentir o gosto da água salgada. Confira o resumo abaixo:

 

Região Sul – Uma frente fria avança sobre a região nesta sexta-feira e uma ondulação de sul ganha força durante a tarde. No final do dia, as ondas quebram com meio a 1 metro no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina, com vento sul moderado e possibilidade de chuva a qualquer momento. No sábado, o vento sopra de sudeste em Santa Catarina, onde as ondas podem quebrar com 1 metro e meio nos picos preferenciais. No domingo, o vento vira para nordeste e as ondas perdem força ao longo do dia, mas ainda apresentam condições consistentes para o surf. No Paraná, a ondulação atinge a costa a partir de sábado.

 

Região Sudeste – A sexta-feira tem mar flat e temperaturas elevadas, que podem chegar a 40º C em São Paulo e Rio de Janeiro, com ventos de norte. A sensação térmica é ainda mais quente, mas a situação está prestes a mudar. A frente fria que avança sobre o Sul do país chega a São Paulo na tarde de sábado, com chuva e ondas que podem quebrar com até 1 metro no final do dia, acompanhadas de vento sul, que deixa a formação mexida. No domingo, a ondulação chega ao Rio de janeiro e sobe um pouco mais em São Paulo, podendo alcançar 1 metro e meio, em média, com vento de sudeste. No Espírito Santo, as ondas seguem de leste e podem ter uma leve melhora no domingo, mas nada muito além de meio metro.

 

Regiões Nordeste e Norte – As ondas entram fracas de leste entre a Bahia e a Paraíba, com menos de meio metro e até mar flat em várias praias, mas ainda rola meio metro em alguns picos de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Pode haver uma leve melhora no domingo na Bahia, mas nada acima de meio metro nos melhores picos. Do Rio Grande do Norte até o Pará, as ondas predominam de norte com meio metro. Uma pequena ondulação de norte atinge esses estados no final de semana, com período de até 18 segundos, por isso as séries devem ganhar força nos picos preferenciais desses estados, apesar de demoradas.

 

Clique aqui e confira as condições do mar em todo o Brasil.