notícia

Vem aí o Oscar do surf

0


No próximo mês de maio, durante a etapa brasileira do ASP World Tour, que este ano volta a acontecer no Rio de Janeiro, a revista FLUIR e o portal Waves promovem mais uma edição do prestigiado Prêmio FLUIR@Waves. O Oscar do surf brasileiro, maior e mais tradicional celebração do esporte no país, chega a sua 17ª edição e premia os melhores de 2010 na opinião dos leitores, sempre reunindo a nata do segmento numa noite inesquecível e de muita confraternização.

Fique ligado no site Fluir e não deixe de participar da votação do Prêmio FLUIR@Waves 2011, que em breve estará disponível.

Confira abaixo tudo o que rolou na última edição do Prêmio, em abril de 2010 no Mar Del Rosa, em Imbituba, Santa Catarina.

Melhor Surfista – 1º Adriano ‘Mineirinho’ de Souza

O local do Guarujá foi o grande vencedor da noite e levou um Ford EcoSport zerinho para casa. Sem dúvida, 2009 foi muito especial para ‘Mineirinho’. Além de confirmar a sua posição como top e conseguir a melhor colocação no World Tour, terminando a temporada em 5º lugar, ele conseguiu a sua primeira vitória no Circuito Mundial ao derrotar o australiano Chris Davisson na final da etapa espanhola. Resultado de tudo isso: foi eleito pela segunda vez (a primeira aconteceu em 2005) o melhor surfista do ano pelos leitores da FLUIR e do site Waves.

2º Felipe ‘Gordo’ Cesarano

O carioca é a melhor prova de que não é necessário destacar-se nas competições para ser reconhecido. Basta ter atitude, técnica e, principalmente, carisma para figurar entre os preferidos do público. E isso o ‘Gordo’ tem de sobra. Em 2009, ele percorreu os quatro cantos do mundo atrás de ondas grandes e tubulares, e terminou o ano como um dos destaques brasileiros na temporada havaiana. Como prêmio, foi eleito o segundo melhor de 2009. Além disso, o “Gordo” faturou mais três categorias: Vaca mais Insana, Melhor Tubo e Melhor capa junto com o fotógrafo Pedro Tojal.

3º Heitor Alves

Mesmo não tendo um bom ano nas competições, Heitor foi muito lembrado pela galera. Dono de um arsenal de manobras modernas, o surf desse cearense deixa todo mundo boquiaberto, inclusive o então nove vezes campeão mundial Kelly Slater. O americano não se cansa de elogiá-lo e já declarou que gostaria de ser técnico do brasileiro. Surf para estar entre os melhores ele tem de sobra e todo mundo sabe disso. Por isso, os leitores o colocaram entre os três finalistas.

Melhor surfista feminino – Silvana Lima

A temporada de 2009 ficará marcada na vida dessa cearense. Depois de amargar seis vice-campeonatos, Silvana conseguiu vencer duas etapas do World Tour. E disputou o título mundial, prancha a prancha, com a australiana Stephanie Gilmore até a penúltima etapa, terminando em 2º no ranking final. Mas para os leitores da FLUIR ela foi a número um, e conquistou pela quarta vez consecutiva o prêmio, levando para casa uma passagem para a Indonésia.

Melhor Big Rider – Carlos Burle

Falar que esse pernambucano é um dos melhores big riders do mundo é chover no molhado. Em 2009, ele justificou mais uma vez o porque disso. Sempre antenado nas previsões, Burle foi atrás dos maiores swells do planeta em busca das bombas. Além de se destacar nas morras, ele também arrebentou nas competições, chegando às finais dos quatro eventos do BWWT (Big Waves World Tour) e sagrando-se campeão mundial de ondas grandes. Burle também foi o primeiro brasileiro a participar do Eddie Aikau. Nada mais justo, do que ser eleito o melhor do ano na categoria.

Revelação – Gabriel Medina

Esse ‘moleque’ chocou o mundo no ano passado com suas performances fantásticas nas competições. Primeiro, o local de Maresias, São Sebastião (SP), tornou-se o mais jovem surfista a conquistar uma etapa do Circuito Mundial – derrotou Neco Padaratz na final e venceu o Maresia Surf Internacional, etapa seis estrelas do WQS. Não satisfeito, o garoto prodígio do surf brasileiro foi para a França, disputar final mundial do Quiksilver King of the Groms e, na bateria decisiva contra o também brasileiro Caio Ibelli, somou ‘apenas’ 20 pontos dos 20 possíveis. Performance que arrancou muitos elogios de várias personalidades do surf como Mick Fanning e Martin Potter. Razões mais que suficientes para ser eleito a revelação do ano.

Melhor Longboarder – Picuruta Salazar

O ‘gato’ deu mais pulo em 2009, o recordista de títulos no Brasil provou que ainda tem muito surf no pé e conquistou seu décimo título brasileiro de Longboard. Mesmo aos 49 anos, o santista continua dando canseira aos adversários nas baterias. A primeira vitória de Picuruta no Prêmio FLUIR foi em 1995, quinze anos depois ele levanta seu décimo primeiro troféu.

Prêmio Pepê Lopes (Homenageado) – Fábio Gouveia

Foi um do pontos altos da noite. Mais de 800 pessoas emocionadas aplaudiram Fabinho de pé, durante a mais do que merecida homenagem.

Melhor DVD – Nalu, de Rafael Mellin
Vaca mais Sinistra – Felipe “Gordo” Cesarano, Teahupoo, Tahiti
Filme – Q21

Melhor Tubo – Felipe “Gordo” Cesarano
Filme: Im Out

Melhor Manobra – Aéreo Kerrupt
Guilherme Tripa: Aéreo Kerrupt
Filme: Rapaze

Melhor Foto – Aleko Stregiou
Kelly Slater e Andy Irons, Teahupoo, Tahiti
Edição 287 Setembro

Melhor Capa – Pedro Tojal e Felipe “Gordo” Cesarano
Edição 286 Agosto

Melhor Campeonato – Hang Losse Pro Contes 2009, Fernando de Noronha (PE)

Melhor Anúncio – Rip Curl
Edição 282 abril

Melhor Anúncio Online – Rip Curl