Considerado o Oscar do surf brasileiro, a 17a edição do prêmio Fluir@Waves 2011 revelou na última segunda-feira os melhores de 2010. Realizada no Clube Costa Brava, no Rio de Janeiro (RJ), a 17a edição teve como grande campeão o catarinense Alejo Muniz, premiado com uma Saveiro Volkswagen zerada.
O vice-campeão de votos foi o guarujaense Adriano de Souza, vencedor em 2005 e 2010, e em terceiro ficou o potiguar Jadson André, que ganharam passagens aéreas para a Indonésia e Peru, respectivamente.
Indicado pela primeira vez, Alejo confessou estar ansioso pelo resultado. “Fiquei bastante nervoso, ainda mais por ser finalista em várias categorias (Atleta Revelação, Melhor Manobra e Melhor Surfista). O melhor ficou para o final e estou muito feliz com mais esta conquista”, comenta ele ao lado da família.
A cearense Silvana Lima venceu mais uma vez entre as mulheres e ganhou uma moto nova. A catarinense Jacqueline Silva e a carioca Maya Gabeira foram as outras finalistas.
"Este prêmio representa muito para mim e está evoluindo. No ano passado ganhei uma passagem para a Indonésia e agora uma moto. Estou muito feliz e este reconhecimento mostra que estou no caminho certo”, diz.
Na categoria Melhor Big Rider o vencedor foi o baiano Danilo Couto. Na Longboard, o carioca Phil Rajzman conquistou a vitória mais uma vez. O carioca Lucas Silveira levou a melhor na Revelação do Ano.
Apresentando pelo legend Ricardo Bocão e a repórter da Fluir Elaine Gutgold, o Prêmio Fluir@Waves homenageou ainda o carioca Daniel Friedmann, um dos precursores do esporte no Brasil
O norte-americano Kelly Slater, dez vezes campeão mundial, prestigiou o Oscar do surf brasileiro – assim como atletas, dirigentes, empresários e personalidades.
Vencedores do Prêmio Fluir@Waves 2011
Homenageado – Daniel Friedmann
Melhor Surfista – Masculino
1 Alejo Muniz
2 Adriano de Souza
3 Jadson André
Melhor Surfista – Feminino
1 Silvana Lima
2 Jacqueline Silva
3 Maya Gabeira
Revelação do ano – Lucas Silveira
Melhor Longboarder – Phil Rajzman
Melhor Big Rider – Danilo Couto
Melhor Campeonato – Hang Loose Pro Contest, Fernado de Noronha (PE)
Melhor Foto – Jamie O'Brien, Teahupoo – Foto: Tim McKenna
Melhor Capa – Pedro Manga, Teahupoo – Foto: Renato Tinoco
Melhor Anúncio – Mormaii
Melhor Delírio – Karina Marques
Melhor Tubo – Fábio Gouveia, Pipeline, Hawaii
Vaca Mais Sinistra – Felipe Cesarano, Waimea, Hawaii
Melhor Manobra – Ricardo Wendhausen – Rodeo Clown 540º, praia do Matadeiro (SC)