SupClub

SOS Farol. SUP unido pela reconstrução do patrimônio

0

Um grupo de remadores de Santos, litoral de SP, liderados por Leco Salazar e Fábio Paiva, aproveitaram as atividades do Dia do Desafio realizadas ontem, 29/05, na cidade, para lançar um manifesto em prol da reconstrução do Farol do Canal 6, que se encontra parcialmente demolido desde 2009.

Na época, a capitania do Porto de Santos, sem consultar a população da cidade, deu início ao processo de demolição do farol, localizado a pouco menos do que um quilômetro da orla da praia do canal 6, pois sua função original, que era servir de orientação aos comandantes de navios, há muitos anos não era mais requerida, uma vez que um sistema bem mais avançado fora instalado para nortear o trecho de navegação. No entanto, o farol fazia parte da paisagem santista e era encarado como patrimônio pelos munícipes, além de ser ponto de referência para muitos remadores e nadadores da cidade atravessando gerações.

Por esse motivo, quando inciado, o processo de demolição causou revolta entre a populção, levando um grupo de arquitetos, urbanistas, e pessoas interessadas em manter a beleza da paisagem da orla, a entrar com uma ação na justiça para impedi-lo e uma nova intervenção fez com que o processo fosse paralisado. O resultado pode ser constatado atualmente por quem frequenta aquele trecho da praia de Santos. Do antigo farol, restam apenas ruinas e pedaços de ferro retorcido.

Marcelo Morais, empresário de Leco Salazar, conta que quando o atleta recebeu o convite para realizar uma ação esportiva como parte do Dia do Desafio teve a ideia de aproveitar a ocasião para lançar um manifesto pela reconstrução do farol: “O Leco, assim como muita gente na cidade, principalmente a galera do remo e da natação, está bastante incomodada com o estado de abandono do farol, que hoje se encontra em ruínas e representa, inclusive, um risco para quem navega à noite por aquela região. Foi quando ele teve a ideia de lançar uma remada em volta do farol pra lançar um manifesto. Eu achei ótima a ideia e conversei com o (remador) Fábio Paiva, que mesmo em cima da hora, fez questão de apoiar o movimento”, conta Morais.

Os remadores se encontraram às 17h em frente ao farol, quando foi lançado o manifesto. Cerca de 20 atletas participaram da ação, que compreendeu uma remada até o monumento, um abraço simbólico e um grito de guerra ecoado por todos os presentes: “Volta farol”!

A ação foi um sucesso e segundo Marcelo Morais foi o pontapé inicial para uma série de ações que serão feitas pelos remadores da cidade exigindo das autoridades a reconstrução deste antigo e tradicional ponto de referência muito querido pela população.