SupClub

Coluna SUP Especial: Sauípe e seus encantos

0

Por Robson Careca (*)

Escrevo esse texto após de chegar de Sauípe, no litoral norte da Bahia, onde participei da quarta etapa do circuito brasileiro, a “Bahia SUP Race Pro”. Foi alucinante remar na lagoa onde rolaram as disputas e alavancar os projeto SUPeração e SUPPARATODOS, com o objetivo de fomentar essa modalidade tão democrática aos interessados.

Percebi que por onde passamos com esse projeto, aumenta o número de pessoas interessadas em conhecer o SUP Adaptado. Fazem diversas perguntas e tiram suas dúvidas referentes à prática e à modalidade. Muitas, com interesse em adquirir pranchas para suas escolas de surfe e SUP e até mesmo para presentear um parente interessado em se divertir e remar.

No dia do evento foi gratificante me juntar a diversos atletas de ponta, à minha equipe, me divertindo. O lugar é muito bonito. Um paraíso de lagoa com águas calmas. Aproveitei para conhecer o mar do Saípe também. Tinha umas ondas rolando, mas o mar estava bem mexido por causa dos fortes ventos. A ideia era surrar, mas as condições não estavam as ideais, e o fundo de pedra tornava ainda mais arriscada a missão. Sem problemas, pois não faltarão oportunidades. Já decidi que retornarei ao local para passar alguns dias e dropar umas ondinhas…

Mas, voltando à competição, minha largada foi a primeira da prova. Sai disparado com minha prancha! Remei forte no início. Depois, no meio da lagoa, fui alternando para poder chegar até o fim bem descansado, já que encontrei vendo e correnteza. Fui seguindo meu ritmo com força de vontade, tendo o objetivo chegar até o fim da prova e baixar meu tempo. A chegada foi emocionante, como sempre! Quem conheçe “nosso” o locutor, o Fernando Bonfá, sabe que ele movimenta a galera nos eventos do circuito brasileiro e comigo ele não deixa a desejar. Me elogia sempre na largada e na chegada. Isso me motiva bastante é muito legal.

Referente à Bahia, sem comentários né! Quem conhece sabe o lugar é mágico, cheio de pessoas calorosas e comidinha apimentada! (risos) Em breve estarei de volta.

Sempre me perguntam sobre a acessibilidade nos eventos. Nesse quesito a galera do evento também mandou bem! Os organizadores se prontificaram a deixar o local acessível, com direito a rampa de acesso à lagoa e colaboradores bem instruídos. Foi gratificante ver isso tudo de perto acontecendo. Às vezes as pessoas nem percebem, mas são detalhes como esses que tornam um evento verdadeiramente inclusivo. Eu já passei alguns perrengues no passado porque determinados lugares não tinham o menor cuidado com cadeirantes. Nessas horas tive a sorte de poder contar com os cuidados do Bira, Junior e o Juan, da minha equipe SUPeração. Os caras são muito firmeza! Graças a Deus esses perrengues tem ficado cada vez mais no passado, e o campeonato em Sauípe foi só alegria! Sinal de que a galera está se conscientizando.

Por fim, um saldo positivo. Objetivo alcançado, projeto divulgado e missão cumprida! Rolou até matéria para o canal Zona de Impacto, do Sportv. Gostaria de agradecer a toda minha equipe SUPeração (Bira, Junior e Juan), Long Island, VTN, Corpus Suplementos, CBSUP, ABASUP aos organizadores e a todos que acreditam no meu trabalho. sem vocês nada disso seria possível. Estamos na preparação para a próxima! Que venham RIVER SUP e ALOHA SPIRIT!

Abraço a todos, boas remadas, bons treinos e até lá.

Robson supista adaptado – SUPerando limites.

(*) Robson careca Supista especial promovendo a igualdade para todos com inclusão e responsabilidade social. Para maiores informações sobre o trabalho e os projetos de Robson:  [email protected]