SupClub

VA’A SUP CUP: Animal leva a Sprint 400 – SUP Series

0

Por Paulo Gatti

Esta foi a terceira edição de uma serie de eventos iniciados em março, com médias distancias, seguindo em maio com uma prova de longa distância e agora com provas de curta distância buscando a máxima velocidade dos atletas.

O fim de semana foi de muito sol e expectativa, pois estávamos realizando um evento com um novo formato, SPRINT 400, ou seja, uma prova muito curta em duração, saindo completamente dos moldes tradicionais em competições nacionais de SUP. As características fisiológicas neste tipo de prova são de um acumulo muito intenso de ácido lático e consumo elevado de ATP, exigindo o máximo em esforço do atleta. Com a duração por volta dos 2:30 min o atleta precisava  colocar o máximo de concentração na largada pois um pequeno erro poderia significar a derrota, para dificultar um pouco mais teriam de contornar uma bóia e acelerar novamente. Foram montadas 6 raias de 200 mts, cada uma com uma cor distinta, onde o objetivo seria contornar a bóia referente a sua raia e retornar ou ponto de partida, percorrendo assim 400 mts.

Estavam presentes os top atletas do ranking nacional, trazendo o prestígio necessário ao evento, aproveito para agradecer a presença de todos eles pois se trata de um perfil de prova completamente diferente das características que eles vem treinando, foi um desafio pessoal para cada atleta.

Várias baterias foram disputadas, da elite a categoria super máster, onde os atletas vencedores eram qualificados para semi finais e finais. E a final mais esperada do dia foi na categoria elite.

Na largada estavam Luiz Guida ( Animal ), Antonio Carlos Bonfá ( Totó ), Mario Cavaco ( Marinho ), Guilherme dos Reis ( Gui ), Paulo dos Reis ( Paulão ) e Arthur Carvalho Mas Santacreu ( Tuca ), onde mais uma vez o Animal mostrou que sabe como superar os adversários vencendo uma prova muito disputada, seguido de perto pelo Paulão com suas remadas potentes, Marinho superando as dores de uma lesão no braço, Tuca com um excelente desempenho, Totó mostrando que máster também chega junto e Gui provando ter DNA de campeão.

A linha de largada feminina foi composta por Ariela Cesar Pinto, Mariana de Capitani, Cristiana Rodrigues Franco e Semdy Chantal Boeri, onde Ariela mostrou novamente sua superioridade seguida por Mariana e Cristiana que disputaram remada a remada o segundo e terceiro lugar, seguidas por Semdy.

Acredito que em futuro bem próximo teremos remadores de SUP especialistas em provas curtas ( sprint ) e longas ( maratonas ), trazendo uma nova perspectiva aos atletas e construtores pois os equipamentos devem evoluir em direções diferentes na busca de melhores performances em termos de velocidade.

Para os espectadores é também um tipo de evento muito interessante pois o público participa intensamente, por ser uma prova que acontece com visão total do percurso, além de ser muito estimulante aos atletas que tem contato direto com a torcida.

MAHALO NUI LOA

RESULTADOS VA’A SUP CUP – SPRINT 400 – SUP SERIES 

SUP 12’6″ KIDS MASCULINO
Colocação Nome
 1 Guilherme Batista de Souza
 2 Guilherme Cunha
 3 Victor Antunes Seifert
 4 Lucas Seifert
  Philipp Seifert
   
SUP 12’6″ KIDS FEMININO
 1 Mariana Marcondes
 2 Amanda Antunes Seifert
 3 Giovana Prado
   
SUP 12’6″ ESTREANTE MASCULINO
 1 Thiago Horwath
 2 Guilherme Cunha
 3 Rogério Cunha
 4 Claudio Gimenes Perea
 5 Patric Rewin
   
SUP 12’6″ OPEN MASCULINO
 1 André Paiva Oliveira
 2 Givago Bitencourt Ribeiro
 3 Tiago Barra
 4 Marcos Amaral Kogachi
 5 Thiago Horwath
   
SUP 12’6″ MASTER MASCULINO
 1  Antonio Carlos Bonfá
 2 André Paiva Oliveira
 3 Marcelo de Oliveira Lins
  Norbert Seifert
   
SUP 12’6″ ELITE MASCULINO
 1 Luiz Carlos Guida
 2 Paulo dos Reis
 3 Arthur Carvalho Santacreu
 4 Antonio Carlos Bonfá
 5 Guilherme Batista de Souza
   
SUP 12’6″ ELITE FEMININO
 1 Ariela Pinto
 2 Mariana De Capitani
 3 Cris Franco
 4 Sendy Chantal Boeri