Uma consistente ondulação avança sobre a região Sul nesta sexta-feira e chega ao litoral do Sudeste no durante o sábado. As ondas podem passar de 2 metros no maior momento, porém o vento prejudica razoavelmente a formação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Essa ondulação é formada por uma frente fria que finalmente enfraqueceu o bloqueio atmosférico causado pelo centro de alta pressão que está no Atlântico Sul, mas não o suficiente para o frio avançar muito. As temperaturas caem na região Sul, mas no Sudeste o calor permance, apenas menos intenso. A vantagem disso é que o mau tempo e o vento não devem prejudicar tanto a formação em São Paulo e Rio de Janeiro.
Nas regiões Norte e Nordeste, as ondas seguem pequenas de leste e sudeste entre a Bahia e Pernambuco, com no máximo meio metro. Da Paraíba até o Pará, as ondas predominam de nordeste e perdem força aos poucos, mas devem manter condições para uma brincadeira. Confira abaixo o resumo da previsão para cada região:
Região Sul – A ondulação ganha força de sudeste nesta sexta-feira. Em alguns picos do Rio Grande do Sul já rolam séries de 2 metros, bastante prejudicadas pelo vento forte de sul e sudeste. Em Santa Catarina, as ondas sobem ao longo do dia. No fim de semana, as ondas seguem consistentes, predominam de sudeste e podem passar de 2 metros no sábado nos picos preferenciais. O vento vai virando para leste. A partir de domingo as ondas perdem força, mas ainda quebram grandes e vão entrando mais de leste, enquanto o vento vira para nordeste.
Região Sudeste – A ondulação de sudeste chega ao litoral paulista na manhã de sábado e ganha força ao longo do dia, com séries acima de 1 metro e vento fraco a moderado de sudeste. No Rio de Janeiro, as ondas entram de sul e ganham força durante a tarde. No domingo, a ondulação atinge seu ápice nesses estados e as ondas podem chegar a 2 metros em alguns picos, com período de 11 segundos e vento fraco a moderado de leste a leste-nordeste. A partir da tarde de domingo, as ondas começam a perder força em São Paulo e subir um pouco no litoral capixaba, onde não passam muito de 1 metro de sudeste. Na segunda-feira ainda devem rolar boas condições de surf em toda a região.
Regiões Norte e Nordeste – As ondas seguem fracas de leste e sudeste entre a Bahia e o Pernambuco, com no máximo meio metro nos mehores picos, mas o mar fica flat em várias praias nesses estados. A partir do litoral norte de Pernambuco as ondas entram de nordeste até o Pará, com meio metro e séries maiores nos melhores picos, mas essa ondulação perde força aos poucos durante o fim de semana. O mar não fica flat nesses estados, mas as ondas não devem passar de meio metro.
Clique aqui e confira as condições do mar em todo o Brasil.