O documentário Beyond Sight será exibido nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, às 19:30 horas, na Nova Igreja da Barra da Tijuca. E no sábado, a praia do Postinho terá um telão na área do Billabong Rio Pro, depois do show de Donavon Frankenreiter, por volta das 18:30. Essas são as duas únicas pré-estreias na Cidade Maravilhosa.
Haverá uma exibição em São Paulo no dia 13 de maio, na sede da Bola de Neve, e na cidade de Florianópolis (SC), em três diferentes locais da ilha nos dias 29, 30 e 31.
Beyond Sight também está sendo exibido em vários estados e cidades dos Estados Unidos. O documentário retrata a jornada de Derek até a onda mais perigosa do mundo. Cego de nascença, o surfista ganhou visibilidade ao encarar as ondas de Pipeline.
Mesmo com um glaucoma congênito desde que nasceu, Derek decidiu não deixar suas limitações o definirem. “Eu nado, surfo, ando de skate e bicicleta. Com Deus, tudo é possível”, fala Derek. Mas somente surfar não era suficiente para o atleta, que queria cair em Pipeline, um dos picos mais perigosos do mundo: “Consigo ver tudo o que vocês veem, só que de outras formas.”
Aos 17 anos, Derek embarcou em uma jornada de três temporadas seguidas ao North Shore, em Oahu, Hawaii, um dos destinos de surf mais perigosos do mundo, mesmo para atletas profissionais renomados. A comunidade do surf assistiu a trechos do trabalho realizado com os filmakers Bruno Lemos e Luiz Werneck, que mostravam o capixaba em ação em Pipeline. Os vídeos deixam todos boquiabertos com a sua habilidade e coragem.
“Pipe é basicamente a onda mais difícil em vários aspectos, uma onda curta, intensa e perigosa que é próxima à praia. Muitos surfistas com visão não se aventuram, mesmo depois de verem pessoas surfando nessa onda”, falou Kelly Slater.
Após conhecer o trabalho do diretor, Bruno Lemos – que já estava desenvolvendo um longa-metragem em que Derek era o protagonista -, o surfista e produtor de filmes Bryan Jenning se ofereceu para produzir BeyondSight que retrataria a jornada de Derek na busca de surfar um tubo em Pipeline. O carioca e o norte-americano se uniram contra essa incrível história da melhor forma possivel, dentro do orçamento que tinham.
Com quase um ano de filmagens no Hawaii, Califórnia (EUA) e Brasil, o filme conta com a participação de surfistas como Maua Rothman, Kelly Slater, CJ Hobgood, Damien Hobgood, Laird Hamilton, Tom Curren, Derek Ho, Lakey Peterson e Coco Ho. A parceria vem rendendo bons frutos para Derek, que assinou um contrato de patrocínio com a Billabong, uma das maiores marcas da indústria do surf.
Além da projeção do filme, as premiéres no Rio terão a presença do próprio Derek Rabelo e dos diretores Bruno Lemos e Bryan Jennings para um bate-papo antes e depois das sessões. O evento está sendo organizado em parceria com a Billabong, S4Jhawaii pPoductions , Walking on waters que sao duas organizaçoes sem fins lucrativos) junto da ONG I Heart JC e a Nova Igreja.
Confira o trailer do documentário “Beyond Sight – Além da Visão”: