Depois de eliminar o espanhol Aritz Aranburu, o brasileiro Adriano de Souza voltou ao outside para disputar a quarta fase do Billabong Rio Pro e foi superado pelo norte-americano Nat Young na Barra da Tijuca (RJ).
Clique aqui para ver as fotos
Em ondas de até 2 metros e alguns tubos, Adriano chegou a liderar o confronto por um bom tempo com duas notas 6.67, mas viu Nat Young reagir com boas performances nos canudos.
De backside, o norte-americano não aliviou e estragou a festa da torcida brasileira ao descolar 7.17 e 8.17, virando o placar na Barra.
No mesmo duelo, o sul-africano Travis Logie amargou o terceiro lugar com 5.10 e 6.83 nas melhores ondas.
Enquanto Nat foi direto para as quartas-de-final, Adriano e Travis terão uma nova chance na quinta fase.
O brasileiro volta a enfrentar o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que não vence o brasileiro no WCT desde as quartas-de-final da etapa disputada em Porto Rico, em 2010, na bateria que marcou o décimo título mundial do norte-americano.
Revanche no Rio De lá para cá, foram seis vitórias de Adriano, cinco delas em duelos homem-a-homem. Na última edição do Billabong Rio Pro, eles se enfrentaram nas quartas e o brazuca não deu chance alguma ao adversário.
O objetivo da direção de prova era colocar os confrontos na água ainda neste domingo, mas os atletas optaram por adiar as disputas para segunda-feira. Existe uma boa possibilidade de o evento terminar na segunda, aproveitando a ondulação que atingiu a Barra e deve diminuir gradativamente nos próximos dias.
Além de Nat Young, algoz de Adriano, estão nas quartas-de-final o sul-africano Jordy Smith e os australianos Bede Durbidge e Taj Burrow.
A quinta fase reúne Adriano de Souza, Kelly Slater, Kolohe Andino, Travis Logie, Sebastian Zietz, Josh Kerr, Joel Parkinson e Michel Bourez.
A próxima chamada para avaliação das condições do mar acontece nesta segunda-feira, às 7:00 horas.
Quinta fase
1 Adriano de Souza (Bra) x Kelly Slater (EUA)
2 Kolohe Andino (EUA) x Travis Logie (Afr)
3 Joel Parkinson (Aus) x Michel Bourez (Tah)
4 Sebastian Zietz (Haw) x Josh Kerr (Aus)