Mundial de Bodyboard

Uri caça o bi

0
622x415

Uri Valadão briga pelo bicampeonato mundial em Sintra, Portugal. Foto arquivo: Pedro Patrício
 

Com uma ótima atuação, o baiano Uri Valadão avançou às quartas-de-final do Sintra Pro em Portugal e segue firme em busca do bicampeonato mundial.

Neste sábado, em ondas de meio a 1 metro, Uri superou o compatriota Magno Passos. O duelo começou nervoso, com os dois atletas se revezando na liderança, mas o baiano passou a comandar as ações e levou a melhor com o total de 15.00 pontos, contra 12.40 de Magno.

“Hoje a bateria foi difícil com Maguinho. As séries oscilaram bastante no mar. Amanhã tenho outra pedreira pela frente (Lucas Nogueira). Das oitavas-de-final em diante, todas as baterias são como uma final”, revela o baiano.

Um dos principais adversários de Uri na briga, Amaury Lavernhe entrou em ação logo na sequência e obteve o mesmo somatório do baiano para eliminar o catarinense Eder Luciano, autor de 12.85.

Com a classificação às quartas, Amaury assumiu a liderança provisória do ranking mundial e desbancou o compatriota francês Pierre Louis Costes, já eliminado da etapa e agora sem qualquer chance de título mundial.

Para levar a melhor sobre Amaury na briga pela taça, Uri precisa terminar a prova à frente do rival. Eles podem se enfrentar nas semifinais, caso Uri derrote o compatriota Lucas Nogueira (defensor do título em Sintra) e o novo líder do ranking passe pelo sul-africano Tristan Roberts.

Correndo por fora está o sul-africano Jared Houston. Ele despachou o basco Alex Uranga, que ainda tinha uma pequena chance de brigar pelo título. Agora, Jared luta para chegar à final e ainda depende dos resultados de Uri e Amaury.

Durante a transmissão da etapa portuguesa, um dos locutores resumiu bem a força de vontade de Uri: “Ontem, enquanto a maioria dos atletas relaxava e esperava pelo dia das finais, ele treinava como um louco na água”.

Além de Uri e Lucas, outro brasileiro garantido nas quartas é Israel Salas, baiano radicado no Espírito Santo. Sempre determinado a vencer, Salas protagonizou uma bela virada neste sábado e fez a mala do português Ricardo Rosmaninho por 13.50 a 12.90 pontos.

800x405

Isabela Sousa está na semifinal da etapa. Foto: Pedro Patrício
 

Feminino* Entre as meninas, a cearense Isabela Sousa e a macaense Jéssica Becker avançaram às semifinais da sexta etapa do Mundial Feminino. Jessica precisa vencer a etapa para conquistar o título mundial. Caso não suba ao topo do pódio, a atleta Alexandra Rinder, das Ilhas Canárias, fica com a taça.

Na sexta-feira, Isabela havia vencido de forma brilhante, chegando a tirar um 9.25, totalizando 16 pontos. Para chegar à semifinal, a atleta local da praia do Icaraí (CE) teve que passar pela atleta da casa, a portuguesa Catarina Sousa. Isabela começou atrás da portuguesa, que estava muito empolgada por competir diante de sua torcida. A cearense chegou a ficar precisando de uma onda acima de 7 pontos, mas manteve a calma e, em sua quarta onda, pegou uma da série e tirou um 7.5 para assumir a liderança.

A tricampeã sabia que precisava trocar sua segunda nota e logo em seguida fez um 6.60 para sacramentar a vitória com 14.10, contra 10.85 de Catarina Sousa, carimbando o passaporte para a semi do Sintra Portugal Pro 2014.
 
“Adoro competir em Sintra, não só por gostar das ondas portuguesas, mas por me sentir em casa quando venho a Portugal. Tenho diversos amigos aqui, os portugueses sempre me acolheram de braços abertos e com certeza esse calor humano que sinto aqui me ajuda muito”, finaliza Isabela Sousa.
 
A próxima chamada está programada para ocorrer neste domingo às 4:30 horas (horário de Brasília).

*Colaborou Alex Sousa
 
Semifinais do Feminino

1 Ayaka Susuki (Jap) x Isabela Sousa (Bra)            
2 Jessica Becker (Bra) x Mayumi Tone (Jap)

Quartas-de-final do Masculino

1 Jared Houston (Afr) x Joao Barciela (Por)
2 Israel Salas (Bra) x Dave Hubbard (Haw)
3 Lucas Nogueira (Bra) x Uri Valadão (Bra)
4 Amaury Lavernhe (Fra) x Tristan Roberts (Afr)

Confira as chances matemáticas dos candidatos ao título

Uri Valadão (Bra)

*Se chegar às semifinais e perder, precisa torcer para que Amaury Lavernhe não passe das quartas e Jared Houston não pode chegar à final.

*Se ficar em segundo, Amaury e Jared não podem ser os campeões.

*Se vencer a etapa em Sintra, ninguém pode alcançá-lo.

Amaury Lavernhe (Ilha Reunião)

*Se perder nas quartas, Uri Valadão não pode chegar à semifinal e Jared Houston não pode avançar à final

*Se perder na semi, Uri Valadão não pode chegar à final e Jared Houston não pode vencer a etapa

*Se ficar em segundo, Uri Valadão não pode vencer a etapa

Jared Houston (Afr)

*Se ficar em segundo, Uri Valadão e Amaury Lavernhe têm que perder nas quartas

*Se vencer a etapa, Amaury Lavernhe não pode ser o vice