Mahalo Eco Festival

Paul Cesar rouba a cena

0
2500x1667

Paul Cesar Distingui bate Krystian Kymerson nas quartas-de-final do Mahalo Surf Eco Festival. Foto: Fabriciano Jr
 

O francês Paul Cesar Distingui roubou a cena nesta sexta-feira e registrou a maior nota do Mahalo Surf Eco Festival, etapa de nível 4 estrelas do WQS que acontece na praia da Tiririca, Itacaré (BA).

Em ondas de meio a 1 metro e formação regular, Paul Cesar encontrou um belo tubo no fim da tarde e arrancou 9.25 dos juízes nas quartas-de-final.

Com o total de 15.00 pontos, o francês eliminou o capixaba Krystian Kymerson, um dos destaques da competição.

“A onda foi muito boa, rodou um tubo incrível, fiquei lá dentro e foi muito legal que consegui sair dele. Também acertei alguns aéreos, então estou feliz por ter feito o recorde do campeonato”, disse o francês Paul Cesar Distinguin. “Eu estive aqui neste mesmo evento no ano passado e estou muito contente porque este ano consegui avançar mais baterias. As ondas estão bem melhores do que no ano passado, estão abrindo mais e dá para fazer várias manobras, aéreos, rasgadas e até tubos como os que rolaram nesta bateria. Espero que amanhã (sábado) também tenha boas ondas como as de hoje”.

2500x1609

Alex Ribeiro registra 16.60 pontos e iguala marca do peruano Lucca Mesinas em Itacaré (BA). Foto: Fabriciano Jr
 

Destaque também para o paulista Alex Ribeiro, que fez duas ótimas apresentações na Tiririca. Na quinta fase, ele arrancou uma nota 9.00 na melhor onda para garantir a segunda vaga no duelo vencido pelo paranaense Yago Dora, autor de 8.00 e 7.75.

Nas quartas, Alex Ribeiro abusou do ataque aéreo para triturar o australiano Jay Thompson, ex-Top do WCT. Em batalha homem-a-homem, Alex arrancou 8.50 e 8.10 dos juízes, contra duas notas 6.50 de Thompson.

“A minha prancha está andando muito bem nestas ondas aqui e estou feliz por ter avançado para as semifinais. Eu consegui fazer duas baterias excelentes hoje (sexta-feira) e espero manter este ritmo amanhã”, disse Alex Ribeiro. “Eu quero mesmo é conquistar a vitória aqui que vai ser muito importante para mim tanto no ranking mundial do WQS como na briga pelo título sul-americano. Eu optei fazer uma tática de pegar as ondas maiores que dessem para fazer duas manobras fortes. Eu consegui tirar notas altas nas duas baterias e depois ficava tentando trocar para aumentar a vantagem. Tomara que amanhã (sábado) também continue dando tudo certo como foi hoje”.

2500x1667

Yago Dora decola nas ondas da Tiririca, Itacaré (BA). Foto: Fabriciano Jr
 

Em seguida, Yago Dora parou o baiano Marco Fernandez nas ondas da Tiririca. Dono de um surf moderno, o paranaense disparou na liderança com 8.00 pontos depois de mandar uma rasgada e um aéreo rodando na junção.

Fernandez reagiu com fortes batidas e rasgadas de backside que renderam 7.00 e 5.20, mas Yago recuperou a liderança e ainda aumentou vantagem com 6.65 na segunda melhor nota.

2500x1667

Jihad Khodr vence local Yagê Araújo e avança às semifinais do Mahalo Surf Eco Festival. Foto: Fabriciano Jr
 

Na terceira bateria, outro paranaense entrou em ação para frustrar a torcida na Tiririca. Jihad Khodr não deu mole ao local Yagê Araújo e mostrou um surf consistente para descolar 6.65 e 5.85, contra 6.00 e 4.65 de Yagê, que não conseguiu repetir as boas atuações dos duelos anteriores.

“O mar aqui é bem difícil, ainda mais para mim que sou acostumado com o pico lá de Matinhos (PR) a surfar pra direita uma ondinha parada, então sinto um pouco de dificuldade de surfar assim em beach break (fundo de areia) muito balançado como aqui”, disse Jihad Khodr. “Na verdade, acho que estou tendo um pouco de sorte neste evento, virando baterias nos últimos minutos, mas essa agora foi até mais tranquila, pois consegui manter sempre a prioridade (de escolha da próxima da onda) e as ondas que entraram pra mim eu consegui fazer. Ele (Yagê Araujo) também pôde surfar as dele, mas as minhas foram melhores e eu consegui vencer, então estou muito feliz pela classificação porque fazia tempo que eu não tinha um bom resultado em etapas do Circuito Mundial”.

A próxima chamada acontece às 9 horas (horário local) deste sábado. A primeira semifinal reúne Alex Ribeiro e Yago Dora. Em seguida, Jihad Khodr encara Paul Cesar Distingui.