Festival Paulista

Lendas competem na Baixada

0

Rolou no último fim de semana, no Quebra-Mar de Santos, o Festival 50 anos de Surf. O evento foi uma iniciativa do Pioneiros Surf Clube, em parceria com o clube Barriga Bowl, de São Vicente. Segundo o organizador Ronaldo “Gui” Mesquita, o Festival nasceu com a intenção de comemorar os 50 anos da retomada do surf na cidade de Santos, berço do esporte no Brasil ainda na década de 30.

As disputas reuniram surfistas de várias partes do litoral paulista, além do Rio de Janeiro. Lendas como Carlos Mudinho, Chico e Zé Paioli, Elias Mansur, John Wolthers, Thyola, Neco Carbone, entre outros, se misturaram com em um clima de confraternização com a molecada, representada por alguns destaques como Roger Barros, Caio Teixeira, Renata Porcaro, Rayane Amaral, Marcelo Carbone, Leco Salazar e Renato Peniche.

A competitividade deu lugar ao clima de camaradagem, através das cinco categorias. As baterias rolaram em formato não eliminatório, com Renata Porcaro vencendo entre as meninas e Caio Teixeira na categoria até 39 anos. Marcos Silva levou na 40-49 anos, Delton Menezes na 50-59 anos e Carlos Mudinho na 60+.

Para finalizar as atividades na água houve uma bateria de apresentação de surf clássico, com presença de Caio Teixeira e Renata Porcaro, que deram um show nas manobras tradicionais, além de Carlos Mudinho, Tiago Bulhões, Roger Barros, Marcelo Carbone, Renato Peniche, Juliana Saviolly e Carolina Leite.

A organização ainda homenageou personalidades do surf, entre os que estiveram presentes foram Thyola, John Wolthers, Carlos Mudinho, Edinho e Chico Paioli.

As bandas Fluyd Energy e Salt & Soul, composta por alguns surfistas que participaram do evento, alegraram a festa fechando o evento em grande estilo.