Roberto Alves

Jovem prodígio de Santos (SP)

0
622x358

Robertinho, como é conhecido, já é destaque nas categorias de base. Foto: Divulgação
 

Com apenas 9 anos de idade, Roberto Alves, surfista natural de Santos (SP), mostrou em 2014 que surgiu para dar trabalho aos adversários e consolidar o seu nome no surf nacional. Atual líder na categoria Petit do ranking santista de surf e com apenas um ano de campeonatos, Roberto surpreendeu muita gente. 

O pódio já é rotina em sua vida. Sem medo das ondas grandes e com manobras como cutbaks e batidas de backsides em seu repertório, Robertinho acumulou muitas medalhas e troféus. “Estou muito feliz. Só em 2014, fui ao pódio umas doze vezes. Fechei o ano muito satisfeito e pronto para 2015”. E para este ano o promissor atleta já tem metas: “Vou treinar e me esforçar para ser campeão paulista no Hang Loose Surf Attack”. A frase determinada saiu da boca do jovem, que adora comida japonesa, cursa a 5ª série e é simplesmente fissurado em pegar ondas.

“Todos os dias de manhã – com sol, chuva, onda grande ou merreca – estou na água. No fim de semana passo o dia inteiro na praia. Agora nas férias eu estou surfando todos os dias de manhã e à tarde”. Ele tem como motivação o surf do americano Tom Curren, talvez influenciado pelo pai, e do atual campeão mundial Gabriel Medina.

Filho de Frederico Costa Pessoa, surfista e pastor de Igreja, e de Margareth Alves Linhares, Roberto conta com apoio incondicional dos pais para continuar a surfar, e eles atribuem uma parte dos resultados que o filho conquistou ao trabalho que o ex-surfista profissional e atual freesurf Renato Vô desenvolveu com o garoto. “O Renato tem sido muito paciente e soube lidar com o Roberto. Deu muitos toques em como se posicionar nos melhores lugares e na correção das manobras”.

“Quando vi o Robertinho surfando, já sabia que dali surgiria um campeão, e não deu outra. Terminou o ano liderando em sua categoria o circuito santista, fora os outros pódios que ele fez por merecer. Em 2015 meu objetivo é prepará-lo para vencer o Hang Loose Surf Attack”, disse o treinador Vô. Renato ainda completa que o jovem é ousado e não tem medo das ondas grandes.

Além da pouca idade o jovem sempre foi muito focado e tem espírito competitivo. “Ele é fascinado na competição e muito disciplinado em dias de treinos. Acredito que esta é a combinação perfeita, que resulta na quantidade de pódio que já acumula”, finalizou a mãe Margareth. Roberto comentou que um dos seus adversários durante os campeonatos foi o surfista e amigo Yuri Beltrão. “Ele disputou comigo em todos os campeonatos. É um ótimo surfista, e um amigão”. Roberto Alves inicia o ano de 2015 como líder na Categoria Petit do circuito Santista, além de ser o sétimo colocado no ranking Paulista em sua categoria.

Resultados de Roberto Alves em 2014

Quarto colocado no Rip Tide

Segundo colocado da categoria Sub 10 e quarto colocado da Sub 12 da terceira etapa do Salva Surf

Segundo colocado da categoria Sub 10 e quinto colocado da Sub 12 da quarta etapa do Salva Surf

Terceiro colocado no Amigos do Cibratel

Segundo colocado no Kalawa Cibratel

Duas vezes vencedor do Arena Power Beach

Vencedor da primeira etapa do circuito Santista

Segundo colocado na segunda etapa do circuito Santista

Vencedor da terceira etapa do circuito Santista

Robertinho conta com o apoio da Brazilian Crest Surf.co, shapers Éder Oliveira e Ricardo Pizano, Kalawa e Aquarium Dolls.