As baterias pendentes da primeira fase masculina do Margaret River Pro tiveram sequência em condições bastante inconsistentes em North Point, Austrália.
Clique aqui para ver as fotos
Apesar do mar liso, os tubos demoravam a aparecer e fechavam bastante, dificultando a vida dos atletas.
Os confrontos foram decididos com notas inexpressivas, e nas primeiras baterias do dia os brasileiros Adriano de Souza e Willian Cardoso levaram a melhor com somatórios abaixo de 8 pontos.
Adriano lutou muito pela vitória e conseguiu a primeira posição nos instantes finais, quando arrancou 4.00 pontos. Até então, ele tinha 1.00 e 0.53 como melhores notas, contra 0.57 e 1.07 de Kanoa Igarashi, que ocupava a liderança, e 1.60 na única onda surfada pelo também brasileiro Yago Dora.
Kanoa ainda tentou a virada logo atrás, mas a nota 2.67 não foi suficiente para impedir a virada de Adriano.
“É bom estrear com uma vitória na primeira fase”, disse Adriano. “Todo mundo parecia esperar pelas ondas da série e elas pararam de vir, então tive de mudar a minha estratégia e por sorte peguei aquela onda. Está devagar, mas elas continuam ótimas quando vêm. É legal disputar uma bateria com Yago (Dora) – ele é como um irmão para mim no Tour. Ele é muito talentoso, mas lutou para se achar naquela bateria. Este evento é especial para mim e é incrível vir aqui e surfar todas as ondas que o lugar tem a oferecer. Somos muito abençoados”, finalizou o brasileiro.
Também no sufoco, Willian Cardoso venceu a disputa seguinte. O catarinense pegou um tubo rápido logo no início e somou 4.93, ampliando vantagem com 2.60 em outro tubo menos expressivo.
O australiano Adrian Buchan e o californiano Griffin Colapinto também lutaram contra a inconsistência das ondas em North Point, mas não conseguiram bater o brasileiro.
No terceiro confronto do dia, os brasileiros Italo Ferreira e Michael Rodrigues enfrentaram o havaiano Sebastian Zietz, que levou a melhor com 5.40, contra 2.90 de Italo e 2.23 de Michael.
Italo teve muita dificuldade para passar as seções espumadas e não achou o caminho dos tubos. Já Michael optou por não esperar muito no outside e arriscar nos aéreos. O cearense chegou perto de completar um deles, mas não foi feliz nas tentativas, já que a direção do vento não favorecia muito os aéreos nas direitas.
Com as vitórias de Adriano de Souza e Willian Cardoso, o Brasil passa a contar com quatro atletas garantidos na terceira fase. Na abertura da prova, Gabriel Medina e Filipe Toledo bateram seus respectivos adversários e seguiram adiante no oeste australiano.
Ao término da primeira fase, a WSL lançou as mulheres na água em North Point. A brasileira Silvana Lima caiu para a repescagem depois de somar notas 4.33 e 1.60, terminando atrás da australiana Sally Fitzgibbons e da havaiana Coco Ho.
A próxima chamada para a categoria masculina acontece neste sábado, às 20h (horário de Brasília). A expectativa é de que nos próximos dois dias o swell se ajuste no Main Break, pico principal do Margaret River Pro.
Baterias pendentes da primeira fase do Margaret River Pro
8 Adriano de Souza (BRA) 5.00, Kanoa Igarashi (JAP) 3.74, Yago Dora (BRA) 1.60
9 Willian Cardoso (BRA) 7.53, Adrian Buchan (AUS) 5.93, Griffin Colapinto (EUA) 3.83
10 Sebastian Zietz (HAV) 5.40, Italo Ferreira (BRA) 2.90, Michael Rodrigues (BRA) 2.23
11 Kolohe Andino (EUA) 8.20, Frederico Morais (POR) 5.93, Ezekiel Lau (HAV) 6.54
12 Joel Parkinson (AUS) 10.34, Michel Bourez (PLF) 2.24, Patrick Gudauskas (EUA) 1.30
Primeira fase do Margaret River Women´s Pro
1 Sally Fitzgibbons (AUS) 11.00, Coco Ho (HAV) 8.84, Silvana Lima (BRA) 5.93
2 Carissa Moore (HAV) 13.33, Bronte Macaulay (AUS) 2.37, Sage Erickson (EUA) 2.03
3 Stephanie Gilmore (AUS) 9.56, Mikaela Greene (AUS) 6.43, Keely Andrew (AUS) 4.63
4 Caroline Marks (EUA) 7.90, Paige Hareb (NZL) 4.80, Lakey Peterson (EUA) 4.24
5 Tatiana Weston-Webb (HAV) 12.17, Tyler Wright (AUS) 11.50, Macy Callaghan (AUS) 9.34
6 Johanne Defay (FRA) 11.37, Malia Manuel (HAV) 10.17, Nikki Van Dijk (AUS) 5.13
Repescagem do Margaret River Pro
1 Owen Wright (AUS) x David Delroy-Carr (AUS)
2 Matt Wilkinson (AUS) x Kael Walsh (AUS)
3 Adrian Buchan (AUS) x Mikey Wright (AUS)
4 Italo Ferreira (BRA) x Miguel Pupo (BRA)
5 Michel Bourez (PLF) x Ian Gouveia (BRA)
6 Frederico Morais (POR) x Michael February (AFR)
7 Griffin Colapinto (EUA) x Yago Dora (BRA)
8 Kanoa Igarashi (EUA) x Michael Rodrigues (BRA)
9 Conner Coffin (EUA) x Ezekiel Lau (HAV)
10 Connor O´Leary (AUS) x Patrick Gudauskas (EUA)
11 Tomas Hermes (BRA) x Jessé Mendes (BRA)
12 Wade Carmichael (AUS) x Joan Duru (FRA)