O paraibano José Francisco e o baiano Yagê Araújo fizeram bonito na primeira fase do ISA World Surfing Games 2015, finalizada nesta segunda-feira, em boas ondas na praia de Popoyo, Nicarágua.
Já Renato Cardoso – carioca residente na Nicarágua – caiu para a repescagem, assim como o macaense Matheus Faria, que sofreu uma contusão treinando no sábado e deve desistir da prova.
O primeiro a avançar foi Yagê. Com notas 7.27 e 6.07, totalizando 13.34 pontos, o baiano avançou junto com o nicaraguense Sean Pearson, que surpreendeu o costa-riquenho Jason Torres e também bateu o panamenho Ollie Gonzalez Montilla.
Quatro duelos depois, José Francisco fez uma boa estreia e somou notas 7.73 e 6.77, registrando 14.50 pontos na vitória sobre o equatoriano Adrian Dapelo (2o), o japonês Yuki Nakashio e o nicaraguense Rex Calderon.
Entre os estrangeiros, destaque para o australiano Shane Holmes (15.43), o costa-riquenho Anthony Fillingim (15.33), o peruano Sebastian Correa (16.16) e o norte-americano Ian Crane, autor de 15.40 pontos.
A primeira fase feminina ainda não foi iniciada. O Brasil não conta com nenhuma atleta na competição.
A prova continua nesta terça-feira, às 11 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no Waves.