Rio Grande do Surf

Tubos rodam em Tramandaí

Thiago Rausch relata temporada de tubos gelados e altas ondas no litoral gaúcho.

0

Durante a gélida transição do outono para o inverno, muitas ondulações bombaram nas inúmeras bancadas do imenso litoral gaúcho.

Ondulações predominantes de sul e sudeste com bons períodos e vento terral foram constantes entre maio, junho e julho, o que transformou a bancada do Backdoor da plataforma de Tramandaí em um point de direitas tubulares incrível.

É claro que, alguns tubos correndo muito e outros tantos fechando mesmo, como acontece na maioria dos beach breaks, porém, algumas joias eram garimpadas pelos mais experientes e condicionados tube riders e cinegrafistas da região.

Destacamos a atuação de alguns surfistas que, com suas performances nos últimos meses em Tramandaí, consolidaram – se como fortes candidatos aos prêmios do DaDo Bier Pampa Barrels 2018, que é apresentado pela Oric Surfboards e tem lançamento agendado para esta semana.

Em mares tubulares, os surfistas experientes costumam ter vantagem por contarem com mais quilometragem nos cilindros. Em Tramandaí, nomes como Humberto Rocha, Marcelo Lemos, Ki Fornari e Henrique Degrazia se sobressaíram em alguns dos melhores mares do inverno.

Em contrapartida, a gurizada se joga com sangue nos olhos. Exaltamos a coragem e performance de jovens talentos como o campeão gaúcho Junior de 2017 Alessandro Silva, Ernani Junior, Vitor Morel e do bicampeão do Pampa Barrels Peterson Marchese, recém-chegado do Havaí após quatro anos morando em Maui.

E pra fechar, um salve os nobres Giovani da Silva, Ricardo Beskow, Henrique Briendebach, Maurício Flyer, Guilherme Lima, Cristiano Dias e Daniel Pereira, que sempre representam em todas as condições.

Fotos colaborativas: Gabriel Gomes, Jeferson Luiz, Moises Trindade, Bernardo Diehl e Sarah Rocha.