Após a divulgação de nota oficial emitida pela ISA (International Surfing Association) e a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA, em inglês, “Pan American Sports Organization” – PASO), da inclusão do surfe entre as modalidades que farão parte dos próximos Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em 2019, cidade de Lima, Peru, há uma grande chance de que o stand up paddle também faça parte dos jogos.
A tentativa de inclusão, que faz parte da estratégia da ISA em aproximar esportes como o surf e o SUP das olimpíadas, tem recebido grande aceitação durante as reuniões entre os comitês que estão ocorrendo durante os jogos canadenses.
Para membros do comitê da ISA, é dado como “certo” que o SUP e o longboard também farão parte do Pan-Americano em 2019. A ODEPA, no entanto, apesar de sinalizar com grande simpatia a essa possibilidade, ainda não emitiu nenhuma nota oficial a respeito.
Acredita-se que até o final dos jogos a decisão seja anunciada. O SUP entraria na modalidade SUP race, mas concorre pela vaga com outras modalidades como wakeboard e esqui aquático.