Espêice Fia

Visitando Bertioga

0

A famosa rodovia Rio-Santos é mesmo um cartão postal. Sempre fico deslumbrado ao passar por ela vendo o verde da floresta fundindo-se com o mar. Conheço algumas praias já famosas naquele trajeto, mas, só no último fim de semana, desvendei Bertioga. Aliás, já havia feito há muito tempo a travessia na balsa proveniente do Guarujá com destino a Maresias e passei batido, realmente não conheci a cidade.

Eis que recebi um convite para prestigiar a segunda etapa do Circuito Bertioga 2015 na praia da Riviera de São Lourenço. O circuito faz parte do Programa de Desenvolvimento do Surf na Cidade de Bertioga em um projeto realizado pela Associação Oficina de Atletas em parceria com o Sesc Bertioga, Prefeitura do Município e Secretaria de Turismo Esporte e Cultura da Cidade.

Segundo Marcos Vinícios, um dos responsáveis pelo evento e pelo convite que me foi feito, a iniciativa faz parte de um dos pilares do programa e vem atendendo a mais de 150 crianças e adultos de toda a cidade através das competições.

Neste ano serão 3 etapas, e a primeira delas, que havia sido realizada no mês de maio, contou com a presença de Teco Padaratz, que levou seu parceiro de banda Paulinho Freitas e deu um show pra galera dedilhando a viola.

Vendo os videos da primeira etapa e o som de Teco e Freitas embalando aquela edição, fiquei na maior pilha de marcar presença, de fazer um surf e de conhecer toda a galera. Alguns queriam que eu competisse na Master, mas fui mesmo apenas ver o movimento. Fui muitíssimo bem recepcionado, fiz muitos amigos e reencontrei outros, como o ex-competidor Alexandre Sazaki, que manteve a prancha, mas arrumou também uma tesoura! O “caba”  agora tem um salão de beleza, trata-se do Sasaki Hair Salon e fica dentro do Supermercado Semar.

Fiz um fim de tarde na Riviera com uma galera bem legal. Foi tanta gente que conheci que embolei os nomes. “Capixaba”, que tem uma escola de surfe no local e que conheci em Noronha temporadas atrás, liberou uma da série pra mim. Fiz a cabeça, marolinha massa e uma galera andando bem na área ao lado até que a competição se encerrasse naquele sábado e pudéssemos surfar mais próximo ao palanque.

No domingo, conheci a tal falada Itaguaré. Praia intocável, coisa mais graciosa e direitas longas e divertidas. Lembrou um pouco Itamambuca anos atrás. Que bom que permanecesse da mesma forma para as gerações futuras, já que a Riviera e seu condomínio de alto padrão contam com muitos prédios (tudo muito organizado).

Aliás, ali até um shopping existia e até fiz uma session de autógrafos prestigiada mais uma vez por uma galera massa. Obrigado aos que compareceram, fiquei honrado. Voltando ao evento, no domingo havia um stand da Secretaria do Meio Ambiente com uma amostra de alguns animais silvestres taxidermizados para educação ambiental. Gincanas ecológicas com perguntas sobre temas relacionados ao meio ambiente foram feitas aos presentes e todos os que participavam ganhavam brindes. Sessões de pinturas de pranchas, aula de surf gratuita, como também treinamento funcional para aperfeiçoamento no esporte eram outros atrativos.

Na água, o bicho pegava, apesar de as condições terem baixado um pouco. Não consegui acompanhar as baterias direito devido aos vários papos na beira da praia, fiquei realmente ocupado. Mas lembro de ter visto o iniciante Eduardo Motta quebrando com um surf bem inovador e o master Carlos Carreira, que vinha muito arisco nos treinos e confirmou seu ritmo ao faturar a categoria. Na praia me deliciei com o açaí do Guerreiro, que sempre caprichava no bowl. E a sombra sempre usada era a da escola de surf do Glauco, onde me despedi da turma pra pegar meu rumo ao trânsito da rodovia Imigrantes e embarcar em Congonhas. Agradecimentos aos amigos que fiz e tomaram conta do meu translado, Marcos e Wallace. Fiquei amarradão em ver toda aquela organização e fisionomias dos participantes bem comprometidas e satisfeitas. Com certeza um circuito que irá prosperar novamente. Próxima etapa nos dias 21 e 22 de novembro, dessa vez na praia de Boracéia e com direito a show da Banda Peixe Elétrico. Êita,vai dar choque!

Campeões da segunda etapa

Petit

1-Daniel Duarte
2-Igor Shibata
3-Jessica
4-Felipe Bueno
5-Davi Dos Santos Filho.

Estreante

1-Guilherme Bezerra
2- Pedro Pinheiro
3- Joao Pedro
4-Ruam Marmo

Iniciante

1-Eduardo Motta
2-Gabriel Do Rosario
3- João Bezerra
4- Renato Santos

Mirim

1-Samuel Alvez
2-João Bezerra
3-Guilherme Bezerra
4-Henrique Lisboa

Junior

1-Vagner Sena
2-Giovani Pontes
3-Kaue Silva
4-Hilton Silva

Open

1-Rafael Carvalho
2-Rafael Rocha
3-Rafael Portela
4-Lucas Felipe

Feminino

1- Sofia Dos Santos.
2-Caroline Perez
3-Yuli Pereira
4-Bruna Machado
5-Mayara Fagundes.

Master

1-Carlos Carreira
2-Giles Lopes
3-Davi Dos Santos
4-Alexandre Sazaki

Longboard

1-Sandro Ploc
2-Renata Porcaro
3-Fabio Galante
4-André Cardoso

Fábio Gouveia
Campeão brasileiro e mundial de surfe amador, duas vezes campeão brasileiro de surfe profissional e campeão do WQS em 1998. É reconhecido como um ícone do esporte no Brasil e no Mundo. Também trabalha como shaper.