O EDP Billabong Pro Ericeira teve início nesta segunda-feira, em Portugal, com os confrontos da primeira fase e sete baterias do round seguinte do QS 10.000.
Com notas 6.67 e 7.90, o paulista Deivid Silva foi o destaque brasileiro na abertura da prova, garantindo vaga na terceira fase. Na mesma batalha, Peterson Crisanto terminou em último e deu adeus à prova.
Além de Deivid, já passaram pela segunda fase Yago Dora, Rafael Teixeira e Bino Lopes.
Yago e Rafael fizeram dobradinha, deixando para trás o japonês Hiroto Ohhara e o compatriota Victor Bernardo.
Finalizando a segunda-feira, Bino Lopes comandou as ações em sua bateria e totalizou 12.83 pontos para bater o havaiano Seth Moniz (3º) e os australianos Ryan Callinan (2º) e Jack Robinson (4º).
A segunda fase marcou ainda as eliminações de Krystian Kymerson, Ian Gouveia e Alex Ribeiro.
Krystian e Ian caíram juntos diante do neozelandês Ricardo Christie e do sul-africano Dylan Lightfoot. Já Alex amargou o quarto lugar no confronto com o polinésio Mihimana Braye, o francês Joan Duru e o norte-americano Ethan Osborne.
Outros brasileiros que entraram em ação nesta segunda-feira foram Marcos Côrrea, Luel Felipe, Lucas Silveira, Yuri Gonçalves e Samuel Pupo, pela primeira fase.
Côrrea e Luel fizeram dobradinha e ainda vão disputar os duelos pendentes do round 2. Lucas Silveira avançou atrás do espanhol Gony Zubizarreta e também segue adiante no QS 10.000.
Já Yuri Gonçalves e Samuel Pupo foram eliminados do evento, bem como Santiago Muniz, argentino radicado em Bombinhas (SC) que vinha embalado pela conquista da medalha de ouro no ISA Games em Tahara, Japão.
Faltam 17 baterias para o término da segunda fase. Uma das principais atrações é Gabriel Medina, campeão mundial em 2014 e atual vice-líder do ranking. O atleta de Maresias está escalado no 12º confronto da segunda fase e estreia contra o marroquino Ramzi Boukhiam, o californiano Cam Richards e o havaiano Finn McGill.