SupClub

Pantanal Extremo esquenta a briga pelo título brasileiro

0
950x633

A disputa nos 30 quilômetros de descida pelo rio Paraguai, em meio ao calor pantaneiro de 40 graus, literalmente vai esquentar a briga pelo título nacional de SUP Race. Foto: Kleverton Velasques

Corumbá (MS) recebe a partir desta quinta-feira, 12, a terceira edição do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, contando com a presença de alguns dos melhores atletas de esportes de aventura do país, nas seis modalidades em disputa, entre elas, o stand up paddle, no evento multiesportivo.

Válida pelo Campeonato Brasileiro de Race Maratona e também como quarta etapa do Circuito Brasileiro de SUP race, o Pantanal Extremo é a prova mais extenuante de todas do circuito, não só por conta da longa distância (30 quilômetros de descida pelo rio Paraguai, o principal do Pantanal brasileiro) mas sobretudo pelo calor de 40 ºC enfrentado pelos competidores.

Os principais nomes do SUP brasileiro estarão na disputa pantaneira. No masculino, Paulo dos Reis (SP), campeão em 2014 e vice em 2013, terá mais um embate com Luiz Carlos Guida (SP), o Animal, vice na segunda edição e campeão na primeira, em 2013. No entanto, o atual líder do ranking nacional, Arthur Santacreu (SP), vem forte para a etapa e é um especialista em águas paradas.

Os três remadores têm as maiores de ficar com o título, mas não se pode deixar de lado nomes como Mario Cavaco (SP), Rafael Leão (SP) e Guilherme dos Reis (SP), velozes, perigosos e com qualidades muito importantes em uma prova como essa. Enquanto Marinho rema com uma raça impressionante, Guilherme conta com técnica apuradíssima apesar de sua pouca idade (17 anos). Já Rafael, além de muito técnico, é um dos remadores mais fortes do circuito.

Esses nomes certamente farão parte do pelotão de elite, muito provavelmente acompanhados de perto por Bruno Pitanga (BA), Antonio Gonzaga (SC) e Antonio Carlos Bonfá (SP).

Entre as mulheres de Aline Adisaka, vencedora da etapa de Foz e vice-campeã em Ubatuba, em viagem pela América do Sul para produzir imagens para um programa de Tv, deixa o campo de batalhas livre para Babi Brazil, que felizmente volta ao circuito, e Lena Guimarães, ambas favoritas ao título, mas que irão disputar a coroa contra suas principais oponentes: Ariani Theophilo, Marly Pires e Raquel Romeiro.

No entanto, em uma prova peculiar como é o caso do Pantanal Extremo, supresas podem surgir a cada momento e não será supresa se algum nome pouco conhecido assumer um lugar de destaque entre a categoria Elite do SUP Race brasileiro, seja no feminino ou no masculino.

A largada do SUP será às 9 horas na Baía do Tuiuiú. Os atletas sobem o rio em um barco da Marinha do Brasil que desatraca do Sesc/Corumbá às 5 horas da manhã. Os primeiros competidores devem chegar à Prainha do Porto Geral por volta das 11 horas. A Capitania Fluvial do Pantanal e o Corpo de Bombeiros darão suporte aos atletas durante o percurso.

671x364

Luciano Meneghello é editor e fundador do site SupClub e da revista Standup.