A Temporada Havaiana começou forte, com duas ondulações sólidas que fizeram a baía de Waimea acordar para o início do inverno havaino de 2015/16, que está sendo prevista como uma das temporadas mais fortes sob o efeito do fenômeno El Niño desde quando cientistas começaram a documentar essa mudança radical em 1950. Aqui no North Shore só se fala de El Niño.
O primeiro swell entrou com muita força e direção do quadrante Norte, a ondulação tinha entre 15 a 18 pés havaianos. O swell subiu durante o dia e atingiu o pico mais alto ao redor das 17:00h do dia 28/10 com séries gigantes. Surfar Waimea Bay pela primeira vez na temporada já com esse tamanho logo de cara, deixa qualquer um com a adrenalina a mil por hora.
No dia seguinte, ainda tinham boas ondas porém, bem menores que a tarde anterior. O segundo swell veio do quadrante Oeste e chegou dois dias depois do swell anterior, porém com formação e ventos perfeitos para o pico. As ondas não ficaram tão grandes como no primeiro swell, mas estavam muito perfeitas e cavadas por causa da direção da ondulação que faz a onda bater diferente na bancada. Quando Waimea quebra de Oeste a galera que surfa lá já sabe até que prancha usar para se jogar nos buracos imensos que formam no pico principal.
O nosso fotógrafo oficial de Waimea, Bay Gary Miyata não pôde registrar as ondas do primeiro swell, mas no segundo ele já estava lá as 5:00 da manhã na maior adrenalina, ligando pra todos mundo e passando as informações das ondas.
No total, foram quatro dias de altas ondas em Waimea e o melhor, é que foram só para os locais, já que a maioria dos surfistas que visitam a ilha começam a chegar em novembro adiante.
No momento, o North Shore está tranquilo com ondas normais para os padrões daqui. Os surfistas estão chegando para o evento em Haleiwa e o North Shore está voltando a ser o que todos sabem muito bem o que é, a Mecca do surf!.
Agora é esperar e treinar bastante apnéia, pois uma coisa é certa, em breve o swell vai entrar.
Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional, instrutor de apnéia e proprietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures, empresa de mergulho, surf e ecoturismo no North Shore de Oahu.
Gary Miyata é fotógrafo profissional de surf e surfista aposentado da geração dos Waikiki Beach Boys. Já quase aos 60 anos a paixão dele é a fotografar surf, principalmente quando Waimea está quebrando. Para conhecer mais o trabalho do Gary conheça o site www.garymescreations.com.