No final dos anos 80, com uma visão bem estabelecida para a empresa, os fundadores da Rip Curl, Brian Singer e Doug “Claw” Warbrick, estavam tentando articular o que seria o significado ideal da Rip Curl.
O conceito do “The Search” foi a melhor maneira que eles encontraram para definir o que significava fazer parte dessa marca. Eles tiveram a confirmação de que essa era a força motriz que tinha levado a criação da empresa e chegaram à conclusão de que nada representava melhor a Rip Curl do a busca sem fim pela onda perfeita.
Em 1991, a empresa reuniu seus principais executivos globais durante uma viagem de barco para Sumbawa. Estavam presentes representantes das três principais regiões da empresa, Austrália, Estados Unidos e Europa. Em busca do surf perfeito e da privacidade que só uma viagem de barco pode oferecer, o nome “The Search” ficou definido para resumir o que eles queriam. “Foi perfeito. Sempre estivemos no The Search”, comentou Brian Singer.
Desde então, diversas expedições pelo Oceano Índico e ilhas remotas do Caribe, Polinésia Francesa e bancadas de corais sem nome foram organizadas e registradas pelo renomado diretor Sonny Miller. Ele foi o responsável por uma série de filmes de surf como: The Search – Uma jornada pelo Oceano Indico, Beyond the Boundaries, Searching for Tom Curren, Feral Kingdom, entre outros, que juntos, tornaram-se uma série, que continua encantando até os dias de hoje.
Ao longo dos anos mais viagens foram realizadas pela equipe de surfistas profissionais da Rip Curl, incluindo a descoberta das Ilhas Marshall, com o capitão Martin Daily. O premiado projeto “Tip to Tip” desbravou o arquipélago da Indonésia, de ponta a ponta, durante seis meses de expedição e revelou ao Mundo uma das ondas mais incríveis já surfadas, a Bono – Seven Ghosts, onda de maré localizada em um rio no norte de Sumatra.
Também fazem parte do projeto, iniciativas mais recentes com o filme Missing, que tirou o tricampeão mundial Mick Fanning de seu apertado cronograma do Circuito Mundial para levá-lo à locais inesperados durante quatro semanas de gravações com o renomado diretor Taylor Steele.
Retomada do projeto – Após alguns anos sem grandes novidades, a Rip Curl preparou uma grande retomada do Projeto “The Search”. O pontapé inicial para esse reinicio aconteceu durante a transmissão ao vivo do Rip Curl Pro Portugal 2015.
A data escolhida globalmente para a grande retomada é o dia 3 de dezembro, com o lançamento do website, que será a principal plataforma para o compartilhamento das novas histórias do The Search. Com uma versão customizada para a audiência que fala a língua portuguesa, a primeira “Search Trip”’ realizada pelo tricampeão mundial Mick Fanning para algum lugar da Indonésia durante o maior swell dos últimos 10 anos, dará o pontapé inicial para as novas aventuras da equipe internacional da Rip Curl em busca da onda perfeita.
O website traz também uma linha do tempo com fotos e clipes das primeiras expedições do “The Search”, além de cenas dos filmes clássicos que marcaram o início do projeto.
FLUIR sai na frente – No Brasil a Revista FLUIR foi escolhida, com exclusividade, para distribuir e imortalizar em suas páginas todas as viagens durante essa nova fase do Projeto e que tem previsão de dois anos para ser completado. A edição de novembro, já disponível nas bancas de todo Brasil, apresenta uma matéria incrível com mais de 20 páginas e inicia de forma fantástica a cobertura jornalística para mídia impressa.
Os surfistas brasileiros da equipe Internacional da marca Gabriel Medina, Bruno Santos e Samuel Pupo estão de prontidão para atender as chamadas do “The Search” e saírem em busca de condições perfeitas de surf, a qualquer momento, em qualquer lugar do planeta.
Novos episódios – A cada mês será apresentando um novo episódio com os outros tops da elite do surf mundial Mick Fanning, Alana Blanchard, Tyler e Owen Wright, Nikki Van Dijk e Matty Wilko, em busca de ondas de sonho. Enquanto isso, surfistas como Dillon Perillo, Luke Hynd e Tom e Pat Curren, livres de cronogramas pré-agendados nas competições, já descobriram novas ondas nunca antes surfadas em alguns cantos remotos e pouco conhecidos do planeta.