A festa do pré-Grammy aconteceu no último domingo, dia 14 de fevereiro, e contou com a presença de diversas celebridades como Adam Lambert, John Legend, Avril Lavigne, Courtney Love, Ellie Goulding, Gwen Stefani, Sylvester Stallone, entre outros. O evento foi promovido pelo produtor Clive Davis e liderado pelo rapper Kendrick Lamar.
Uma das grandes atrações da noite foi a apresentação do clássico “The Man Who Sold The World” de David Bowie, pela banda Beck junto aos ex-membros do Nirvana Dave Grohl, Pat Smear e Krist Novoselic. A faixa incônica foi lançada por Bowie em 1970 e gravada pelo Nirvana no acústico MTV Unplugged de 1993.
Na 58° edição do Grammy, Lady Gaga também reverenciou Bowie com uma compilação de músicas do cantor em uma performance de quase 7 minutos. A banda Hollywood Vampires, formado por Alice Cooper, Johnny Depp, Joe Perry e Duff McKagan, relembrou Lemmy Kilmister, falecido líder do Motörhead. Os Eagles e Jackson Browne homenagearam Glenn Frey, Stevie Wonder celebrou a memória de Maurice White e B.B. King ganhou um tributo de Chris Stapleton, Gary Clark Jr e Bonnie Ratt.
O rock foi bem presente nas apresentações, infelizmente, devido a tantas mortes recentes dentro desse universo.