Rip Curl Grom Search

Sophia é atração

0
1280x853

Irmã caçula de Gabriel Medina, Sophia quer se divertir “em casa” na final do Rip Curl Grom Search, neste fim de semana, na praia de Maresias. Foto: Basílio Ruy.

 

Se o exemplo vem de casa, a pequena Sophia Medina está muito bem encaminhada. A irmã caçula do campeão mundial Gabriel Medina está seguindo os mesmos passos, ou ondas, do maior ídolo do surf brasileiro na atualidade, começando a competir e, mais do que isso, querendo seguir carreira. Com apoio total dos pais, Simone e Charles, ela já experimenta o gosto de disputar as ondas no Rip Curl Grom Search, apresentado por Guaraná Antarctica, principal campeonato do País para a nova geração.

A disputa revelou os principais nomes do País, entre eles, o próprio Medina, conquistando o seu primeiro título internacional, e Filipe Toledo. Sophia será um dos destaques na 3ª e decisiva etapa do Circuito, nestes sábado e domingo (5 e 6), justamente na Praia de Maresias, em São Sebastião. Se o irmão já estará na Austrália, preparando-se para a estreia no CT, a jovem revelação, de apenas 10 anos, se divertirá “em casa”.

A ideia dos pais é exatamente essa. Que ela se divirta e, naturalmente, ganhe experiência e sinta se esse é realmente o caminho que quer seguir. “Não vamos forçar nada. Até porque ela é bem nova. Compete com meninas bem mais velhas, porque o limite é de 16 anos, e nessa idade a diferença física é grande. Ela está fazendo o que gosta, o que quer. Se divertindo e ganhando vivência nas competições”, comenta Charles, também responsável pela revelação e formação do ícone Gabriel Medina, desde a primeira prancha até hoje.

Mas se depender de Sophia, o caminho já está traçado. Com personalidade forte, que contrasta com seu jeito meigo de falar, ela determina. “Quero ser surfista igual ao meu irmão”, comenta Sophia, que apesar de ser disciplinada e obstinada como Gabriel, sempre querendo ir para o mar para surfar, não perde a sua característica da idade e nas horas vagas ainda brinca de bonecas. Tem uma coleção grande, por sinal.

Para a competição em Maresias, Sophia está animada e terá a companhia da mãe. “Vai ser legal. Treino aqui sempre. Estou mais acostumada”, avisa a surfista, que já faz parte da equipe Rip Curl, como o irmão, e também outro fenômeno da nova geração, também revelado na badalada praia do litoral norte paulista, Samuel Pupo, que no ano passado, entrou para a história do Rip Curl Grom Search, sendo o segundo brasileiro a garantir o título internacional.

“Estamos com o Gabriel na equipe Rip Curl desde 2009. Investimos, acreditamos e sabemos que a Sophia tem um grande exemplo em casa para seguir. Já mostrou que tem surf no pé, é determinada e ainda tem todo o suporte de uma família surf e, de quebra, ainda um técnico da mais alta qualidade, que já mostrou isso com a trajetória do Gabriel”, elogia Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.

1279x1024

Sophia, 10 anos, não perde a característica da sua idade e nas horas vagas ainda brinca com bonecas. Foto: Fábio Maradei.

O Rip Curl Curl Grom Search contará com 12 surfistas, divididos em quatro categorias: a Feminina e a Mirim, com limite de 16 anos; a Iniciante, para surfistas com até 14 anos; e a Grommet, para os caçulas, que têm no máximo 12 anos. Nas duas disputas para os mais velhos, os campeões do ranking estarão classificados para representar o Brasil na final internacional do evento, em 2017, em algum lugar do planeta, com passagens e hospedagens custeadas pela Rip Curl.

Nos dois dias de disputas, competidores e também o público contam com atrações, como a degustação de Guaraná Antarctica, a distribuição de pipas, cama elástica, a pintura de pranchas, feita pelo artista plástico Marcello Macarrão, e também a entrega de mudas nativas, como parte como parte do programa Rip Curl Planet, de conscientização socioambiental.

Outro destaque à parte da competição oficial é o Big Sup, uma disputa em tom de diversão entre os atletas numa grande prancha de Stand Up Paddle. Além disso, há a função social, com cada competidor entregando um quilo de alimento para doação a uma entidade assistencial na região. Todas as disputas nas ondas terão transmissão ao vivo pela internet.

O Circuito Rip Curl Grom Search 2016 é apresentado por Guaraná Antarctica. Patrocínios: Lojas Sul Nativo, WQSurf e Overboard. Apoios: Jandaia, SkullCandy, SkyGraf e prefeituras de Garopaba, de Saquarema e de São Sebastião. Supervisão: Federação Catarinense de Surf, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e Federação Paulista de Surf. Divulgação da FMA Notícias. Cobertura da Revista Fluir e site Waves. Realização: Rip Curl.