João Muth Neto

Surfista inspirador

0
1920x1280

João Muth Neto pronto para mais uma sessão de surfe em Peruibe (SP). Foto: Andrea Amaral.

 

Exemplo de garra e amor à vida, João Muth Neto, 42 anos, também conhecido como “Pirata do Surf”, é um dos surfistas mais fissurados de Peruibe, no litoral sul de SP. Ele está praticamente todos os dias na água, seja pra surfar ou para ensinar stand up paddle a seus alunos (ele atua como monitor de SUP).

 

Sempre sorridente e com um alto atral contagiante, o cara também manda bem longe do mar: é jogador de futebol do Osasco Audax e participa de campeonatos de vôlei, atletismo e natação. Ufa. Quanto gás, ein? Mas, espere, pois tem mais um detalhe: ele faz tudo isso sem uma das pernas. Em 2000 um acidente de motocicleta feriu gravemente João. Ele estava na preferencial quando um caminhão não respeitou a placa de “pare” e o atropelou. Sua perna esquerda ficou muito ferida e precisou ser amputada.

 

960x384

João Muth Neto dando “na orelha” em Peruibe. Foto: Andrea Amaral.

 

Foi um baque. Principalmente porque os esportes sempre fizeram parte de sua vida, principalmente o surfe, esporte que praticava desde os 12 anos em São Vicente (SP), onde vivia na época. Entre incertezas sobre seu futuro após o fatídico acidente, deixar de praticar esportes foi algo que nunca lhe passou pela cabeça.

 

No começo algumas pessoas não botavam muita fé, mas João decidiu que não iria abandonar o surfe. Não foi fácil, mas ele encarou o desafio. Foram cerca de dois anos e meio até conseguir entrar no mar, escolher sua onda e surfá-la como queria. Uma caminhada começou na internet.

 

960x640

Entubar? É com ele mesmo! Foto: Carlos Martins.

 

Pirata assistia a vídeos de surfe adaptado em busca de informações e ideias. Com a ajuda de um amigo que tinha loja de surf em sua cidade, começou a fazer testes e adaptar as pranchas até encontrar o modelo ideal. Hoje ele surfa com um equipamento similar a um mini stand up, tamanho 6’6″, com alças que o auxiliam a controlar a prancha. 

 

De lá pra cá, Joao Muth Neto está sempre na água. Se os amigos estão com preguiça de cair cedo, não tem problema! Ele vai e volta sozinho. Leva a prancha até a beira d’àgua, volta até o carro para tirar a prótese, pega as muletas, vai até a beira, deixa as muletas, pega a prancha e entra no mar pulando!

 

960x540

O cara manda bem também longe da praia: Pirata é jogador da equipe do Osasco Audax (foto) e participa de competições de atletismo, natação e vôlei adapatado. Foto: Andrea Amaral.

 

Um detalhe “tragicômico”: recentemente, ao sair do mar, perceceu que suas muletas haviam sido roubadas. Algo bem desagradável, sem dúvida, mas que não tira o bom humor de Pirata. Quem superou tamanha adversidade sabe que bons amigos, saúde e um dia de surfe pra curtir, são ingredientes fundamentais para encarar o dia a dia com muito mais leveza e alegria.