Oi Rio Pro

Polêmica nos wildcards

0
2048x1365

Campeão brasileiro Bino Lopes é convidado para a triagem do Oi Rio Pro. Foto: © WSL / Smorigo.

 

A escolha dos wildcards para o Oi Rio Pro 2016 vem despertando grande polêmica.

Recentemente, em entrevista exclusiva ao Waves, o campeão brasileiro Bino Lopes afirmou que esperava ser convidado para a prova, privilégio que vinha sendo concedido aos campeões da ABRASP nos últimos anos. Porém, o atleta terá de disputar uma triagem com outros 15 surfistas para tentar a classificação ao evento.

Na última semana, o Waves entrou em contato com Xandi Fontes, novo coordenador-geral da World Surf League (WSL) na América do Sul.

Segundo Xandi, uma vaga sempre foi destinada à Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ). “Neste ano, ela decidiu, depois de uma votação por parte do seu conselho, promover uma triagem com 16 convidados”, explica Xandi. 

 

As especulações são de que a outra vaga ficará com o carioca Lucas Silveira, campeão mundial Junior da World Surf League. “Quanto à possível vaga para o campeão mundial Junior da WSL, Lucas Silveira, esta é uma vaga que não pertence ao evento. Se isso realmenter acontecer, seria uma decisão única e exclusiva do comissário da WSL internacional”, argumenta o dirigente.

Xandi revelou também que a categoria feminina já tem convidada definida. Será a ex-top da elite mundial Silvana Lima. “Esse convite foi cedido à Oi, patrocinadora do evento e também de Silvana”, fala Xandi.

Também entramos em contato com Abílio Fernandes, presidente da FESERJ, para saber mais detalhes da triagem masculina. “Quando assumi a Federação do Rio, em 2011, foi justamente quando o Mundial passou a ser realizado no Rio. Naquela ocasião, não havia um critério para a escolha dos convidados, por isso optei por seguir o mesmo critério utilizado quando a etapa era em Imbituba (SC), convidando o campeão brasileiro”, conta Abílio.

No entanto, depois de muita pressão por parte dos atletas do Rio de Janeiro, que vinham reivindicando a chance de participar da etapa, Abílio Fernandes decidiu promover uma nova reunião. “Nossas associações filiadas abriram mão de votar e deixamos que os próprios atletas decidissem o critério, afinal são eles os principais protagonistas”, continua o presidente da FESERJ.

Os atletas votaram por uma triagem com 16 convidados, incluindo o campeão brasileiro Bino Lopes. Foram chamados também os seis melhores atletas do circuito estadual do Rio em 2013 (último ano em que foi realizado), os quatro melhores do Rio no Circuito Brasileiro em 2015, dois atletas do Rio no ranking do Qualifying Series e dois indicados pelas associações das praias que sediarão o Oi Rio Pro (Barra da Tijuca e Grumari).

Segundo Abílio Fernandes, a decisão do conselho dos atletas foi contra a sua vontade. “Particularmente, por se tratar de um evento no Brasil, essa vaga deveria pertencer ao campeão brasileiro. Não é fácil ser campeão e isso ajuda a valorizar o circuito nacional. Por outro lado, os principais protagonistas são os atletas e cabe a eles a decisão. O ideal seria que tivéssemos uma vaga para o campeão brasileiro, outra para o campeão do Rio e uma outra para a triagem, mas cada evento oferece apenas uma”, opina Abílio.

O campeão brasileiro Bino Lopes também não concordou com a decisão. “Isso é injusto. Há nove anos essa vaga é do campeão brasileiro sem precisar de triagem (a exceção foi em 2011, quando Jean da Silva teve de disputar a triagem e perdeu). Fui campeão de um circuito forte, com vários atletas e etapas. Acho que já garanti na água, durante toda uma temporada, o direito de disputar esse evento”, criticou o atleta.

Atletas convidados para a triagem

Bino Lopes – campeão brasileiro

Alandreson Martins – campeão carioca de 2013
Leo Neves – 2º colocado
Leandro Bastos – 3º colocado
Mateus Faria – 4º colocado
Vitor Ribas – 5º colocado
Gustavo Fernandes – 6º colocado
Simão Romão – 7º colocado

Alternate – Marcelo Bispo – 11º colocado

Cariocas no ranking brasileiro de 2015

Samuel Igo – 13º colocado
Lucas Silveira –  37º colocado
Mariano Arreyes – 82º colocado
Anselmo Corrêa – 89º colocado

Alternate – Igor Morais – 90º colocado

Cariocas no ranking WSL 2015

Lucas Chianca – 221º colocado
Jerônimo Vargas – 262º colocado

Indicações das praias

ASAG
ASBT