O potiguar Alan Jhones repetiu a dose e novamente foi destaque no Oi Praia do Forte Pro, etapa do Qualifying Series que acontece na Praia do Forte, litoral norte baiano.
Clique aqui para ver as fotos
A quarta-feira começou com ondas mais lisas de meio metro e séries pouco maiores, proporcionando melhores condições aos atletas do QS 1.500.
Depois de finalizar a primeira fase da prova, a direção do evento colocou na água as oito baterias iniciais da fase seguinte.
Autor de 15.20 pontos na estreia, Alan Jhones voltou ao outside ainda mais inspirado e estabeleceu o novo recorde de pontos na Praia do Forte.
Desta vez, Alan arrancou 8.75 e 7.65 dos juízes nas direitas da bancada de coral, totalizando 16.40 pontos e dando-se ao luxo de descartar um 7.50.
“Estou amarradão, é a minha primeira vez aqui, um lugar irado, com pessoas sempre receptivas, boa comida… Está tudo agradável!”, elogiou Alan. “Estou conseguindo me encaixar e acreditando muito naquela direita, apesar de ela não estar tão boa. Mas estou com uma energia tão legal com ela que não consigo ir para a esquerda. Venho de um treinamento nas direitas, foram oito dias de altas ondas no Pontal (Baía Formosa) e consegui deixar o meu frontside afiado”, continua o potiguar.
“O foco no meu treino ficou totalmente voltado para esse tipo de onda quando me falaram que havia uma direita na bancada e que ela seria uma boa opção para mim. A expectativa é a melhor possível e espero que continue dando certo até o fim, que as direitas continuem aparecendo. Vou continuar insistindo nelas”, finalizou o atleta.
No mesmo confronto, o baiano Wallace Júnior conseguiu uma virada na última onda e barrou o paulista Hizunomê Bettero, eliminado junto com o paraibano Raphael Seixas.
Força baiana Além de Wallace, os baianos comemoraram as boas estreias de Bruno Galini, Aurélio Santana e Marco Fernandez.
O campeão estadual Rudá Carvalho estreia na manhã desta quinta-feira, contra Jessé Mendes, Federico Pilurzu, da Itália, e Pedro Dib.
A expectativa fica também para a primeira participação do campeão brasileiro Bino Lopes, frequentador assíduo da Praia do Forte desde a infância. Completando a lista de baianos na briga pelo título, Franklin Serpa entra em ação no último confronto da segunda fase.
Presença ilustre O segundo dia do Oi Praia do Forte Pro marcou a estreia do top da elite mundial Miguel Pupo, grande estrela da etapa baiana do Qualifying Series.
Escalado na última bateria do dia, Pupo não decepcionou e mostrou um surfe de alta qualidade, utilizando muito bem a borda da prancha nas esquerdas do pico.
Depois de abrir vantagem sobre os adversários com notas 4.00 e 6.50, o paulista ampliou seu somatório com 7.50 e fechou sua participação com 7.10, totalizando 14.60 pontos na vitória sobre o conterrâneo Tales Araújo e os baianos Alandreson Martins e Arthur Cerqueira, eliminados da competição.
Estrangeiros Os atletas de outros países também fizeram bonito nesta quarta. Destaque para a bela performance do peruano Juninho Urcia no primeiro confronto do dia. Com uma ótima escolha de ondas, Juninho disparou na liderança com 8.00 e 8.35.
Também passaram pela primeira fase os atletas Federico Pilurzu, italiano radicado na Costa Rica, e o peruano Alonso Correa.
Na segunda fase, o argentino Leandro Usuña e os peruanos Joaquin Del Castillo e Juninho Urcia se deram bem. Urcia acertou um aéreo sensacional na esquerda e arrancou 8.00 pontos dos juízes, mas viu o baiano Marco Fernandez vencer a bateria com 6.25 e 6.75.
Previsão
De acordo com a previsão das ondas, o swell deve perder força no decorrer desta quinta-feira.
A tendência é de que as baterias pendentes da segunda fase aconteçam a partir das 8 horas. O evento pode sofrer uma paralisação na maré seca e retornar mais tarde, na maré enchente, caso as condições melhorem.
Na sexta-feira, as ondas devem piorar um pouco mais. A boa notícia é a previsão de boas condições no fim de semana, principalmente no domingo.