Praia do Forte

Silvana leva a taça

0
2048x1365

Silvana Lima vence etapa do QS na Praia do Forte pela segunda vez na carreira. Foto: Luca Castro / Taurus Comunicação.

 

A cearense Silvana Lima mais uma vez reinou na Praia do Forte, palco do Oi Praia do Forte Pro 2016.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver as fotos

Em boas ondas de meio metro e séries pouco maiores, mas demoradas, Silvana mais uma vez ficou com o título da etapa baiana do Qualifying Series, repetindo o feito de 2008, quando faturou o evento na Praia do Forte.

Na decisão, a atleta de Paracuru superou a paranaense Nathalie Martins pelo placar de 17.93 a 13.67 pontos.

Surfando com velocidade e radicalidade, a ex-top da elite mundial arrancou 8.33 e 9.60 dos juízes nas duas melhores ondas, contra 6.00 e 7.67 de Nathalie, que começou apostando nas esquerdas, mas só esboçou reação quando passou a surfar ao lado de Silvana nas direitas da bancada de coral do “Papagente”.

“Quase o caminho para a vitória acabou na semifinal, quando fiz aquela interferência na Jacque e ela quase virou no fim. Comemorei muito quando saiu o resultado e fui mais tranquila para a final. A decisão foi a minha melhor bateria, fiz duas notas altas e só tenho a agradecer a todos. Agora vou com muita confiança para o Rio de Janeiro, onde fui convidada para a etapa do CT. Vou soltar o pé!”, promete Silvana.

A campeã falou também sobre o bicampeonato da etapa do QS na Praia do Forte. “Eu me sinto muito bem na Bahia, me sinto metade cearense, metade baiana, e adoro essa onda da Praia do Forte, sempre venho para cá quando não tem evento, então conheço bastante. É um lugar maravilhoso, hoje terminamos com altas ondas e aqui merece muito ter um evento. Não há nada a reclamar dessa onda”, finaliza a cearense, que assumiu a 22a posição no ranking do QS.

1400x933

Nathalie Martins faz bela campanha na etapa baiana do QS. Foto: Luca Castro / Taurus Comunicação.

 
A vice-campeã Nathalie Martins também falou sobre o resultado no Oi Praia do Forte Pro. “Foi um sonho esse campeonato, altas ondinhas, um dia lindo. Fazer uma final com a Silvana foi sensacional. Ela me escovou na bateria, mas tudo bem”, brinca Nathalie.

“Não me arrependi de ter começado a decisão nas esquerdas, pois estava me sentindo bem à vontade lá, mas logo senti que a onda estava bem inferior à direita e troquei de pico, pois a Silvana surfa muito na direita e não dava pra ficar insistindo num pico pior. Tenho muita dificuldade com a correnteza da bancada da direita e só depois consegui me encaixar melhor lá, mas não deu para mudar a situação”, concluiu a paranaense.

1400x933

Jacqueline Silva perde por muito pouco na semifinal. Foto: Luca Castro / Taurus Comunicação.

 
Antes de derrotar Nathalie, Silvana teve muito trabalho para superar a catarinense Jacqueline Silva, outra ex-integrante da elite mundial que marcou presença na Praia do Forte.

Silvana vinha muito bem na bateria, com notas 7.50 e 8.83, mas cometeu uma interferência e passou a computar apenas uma nota.

Precisando de 4.84 para virar, Jacque quase eliminou a adversária na última onda, mas os juízes deram 4.50 à catarinense.

Na outra semi, Nathalie Martins eliminou a revelação cearense Yanca Costa por 10.60 a 9.00 pontos.

1400x933

Yanca Costa na cai na outra semifinal do Oi Praia do Forte Pro. Foto: Luca Castro / Taurus Comunicação.

 
Resultado

1 Silvana Lima (BRA)
2 Nathalie Martins (BRA)
3 Yanca Costa (BRA)
3 Jacqueline Silva (BRA)

Ranking atualizado do QS 2016

1 Nikki Van Dijk (AUS) 8.650
2 Malia Manuel (HAV) 8.050
3 Justine Dupont (FRA) 6.750
4 Sally Fitzgibbons (AUS) 6.000
5 Philippa Anderson (AUS) 4.900
6 Holly Wawn (AUS) 4.680
7 Maud Le Car (FRA) 4.670
8 Georgia Fish (AUS) 4.610
9 Laura Enever (AUS) 4.600
10 Macy Callaghan (AUS) 4.580